Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veterinária explica motivos por trás das lambidas de cachorro
Veterinária explica motivos por trás das lambidas de cachorro - Foto: Shutterstock

Pets

Lambidas de cachorros: saiba quando isso é motivo para preocupação

Cachorros dão suas lambidas por instinto e amor, mas tutores de pets precisam estar atentos para outras possíveis razões; veja quais

Você provavelmente já ouviu dizer que as lambidas de cachorros são para se comunicar com seus donos e mostrar afeto, amor e carinho, né? Isso ocorre por conta do instinto canino, segundo a médica-veterinária integrativa Laissa Santiago.

“Muitos cães lambem os tutores para demonstrar afeto ou colher informações através do paladar e olfato. De modo instintivo, filhotes lambem para reconhecer membros de sua matilha. Já as mães, lambem para deixar seu cheiro na ninhada e serem reconhecidas”, detalha.

No entanto, as lambidas de cachorros nem sempre são algo positivo, principalmente se forem excessivas. A seguir, veja em que situações esse comportamento pode ser um problema.

Quando as lambidas devem causar preocupação

Apesar de serem uma demonstração de carinho, as lambidas de cachorros devem trazer preocupação quando são excessivas no próprio cão, e não no dono, e/ou acompanhadas de outros sintomas. Afinal, isso pode indicar desconforto, sobretudo gastrointestinal, ou desordens comportamentais, como ansiedade.

“Se o seu pet lambe sem parar, é importante identificar a frequência desse comportamento e como está a rotina do cão.  Alguns animais, em situações de tédio e estresse, tendem a lamber as patas na tentativa de alívio, porém podem gerar feridas e incômodos”, adverte a veterinária.

Por essas razões, leve o bichinho ao veterinário se notar esse quadro para que seja feito um bom diagnóstico e tratamento.

E se o cachorro lambe o chão?

Tem também cães que não apenas lambem os donos e o próprio corpo, mas também o chão ou até o ar, por exemplo. Nesses casos, outras causas podem estar causando o problema, então também é preciso buscar um especialista, até porque esse hábito pode ser sinal de desconfortos no sistema gastrointestinal e náusea.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Hidratação ocular e proteção da luz solar são fatores importantes para manter os olhos saudáveis

Estilo de Vida

Essas simpatias para renovação poderosas vão te ajudar a conseguir um novo emprego, amor, lar ou até novas energias

Beleza

Confira dicas valiosas para obter a máxima duração e projeção de seus perfumes favoritos