Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Mau hálito em cães: saiba as causas e como resolver
O mau hálito em cães exige atenção dos tutores - Foto: Shutterstock

Pets

Mau hálito em cães: saiba as causas e como resolver

A acumulação de placa bacteriana nos dentes do animal pode causar mau hálito e levar ao surgimento de outros problemas bucais

O mau hálito em cães é um problema comum que atinge a maioria dos nossos amigos de quatro patas. Muitas vezes, os tutores confundem o mau hálito com uma condição natural do cãozinho, quando na verdade pode ser sintoma de problemas bucais. 

De acordo com a veterinária Tharcilla Pereira, o mau hálito em cães é muitas vezes resultado de problemas dentários. “A acumulação de tártaro, a presença de gengivite ou infecções orais são as causas mais comuns”, revela. 

A profissional explica que, com o passar do tempo, restos de alimentos e bactérias se acumulam nos dentes do cachorro, formando uma placa que, ao não ser removida, pode se mineralizar e se transformar em tártaro. 

O tártaro pode resultar em inflamação gengival e perda dentária. “Essa condição, se não tratada, pode levar à inflamação das gengivas e, eventualmente, a problemas mais sérios como a periodontite”, destaca Tharcilla. 

Como acabar com o mau hálito?

Para resolver o problema do mau hálito em cães, a especialista pontua que é importante realizar uma boa higienização bucal do pet. Ou seja, você deve escovar os dentes do animalzinho diariamente, com produtos adequados para esse tipo de tarefa. 

Também é fundamental fazer consultas periódicas ao veterinário, entre 6 e 12 meses. Assim, ele analisa como anda a saúde bucal do cachorro e, caso seja necessário, indica outro método para tratar o problema, mantendo-o longe de doenças mais graves.

Além disso, oferecer petiscos e brinquedos especiais podem ajudar a manter a saúde bucal do animalzinho e prevenir o mau hálito em cães, como lembra a veterinária. Segundo ela, uma dieta equilibrada também auxilia nesse processo. 

“O mau hálito do seu pet pode ser mais do que apenas um inconveniente olfativo: é um sinal de que é hora de prestar atenção à saúde bucal do seu melhor amigo”, finaliza Tharcilla.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Beleza

Procedimento proporciona mais sustentação à mama e à prótese de silicone em mamoplastias e mastopexias; especialista explica

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date