Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veterinária dá dicas para passeio com pets
Veterinária dá dicas para passeio com pets (Crédito: Shutterstock)

Pets

Passeio com pets: 6 cuidados que o tutor deve ter

Antes de partir para o passeio com pets, confira algumas dicas e cuidados essenciais para o momento ser agradável e seguro

Quem tem cachorro sabe que levá-lo para passear é essencial. Isso porque é uma forma do animal se exercitar, reduz o estresse e até serve para fazer as necessidades, em alguns casos. Mas o passeio com pets vai muito além de só por a coleira e ir, sabia? Alguns cuidados são essenciais para esse momento tão importante.

Por isso, ouvimos a médica-veterinária Laissa Santiago, que elencou 6 medidas importantes para tornar o passeio com pets mais seguro e agradável. Fique por dentro:

A hora certa para passear

Sabe aquela regra de não se expor ao sol entre 10h e 16h? Isso vale também para passear com os bichinhos! Afinal, o asfalto costuma estar mais quente e isso pode causar graves queimaduras nas patinhas. Além disso, dê pequenas pausas durante o passeio, buscando se refrescar em locais com sombra e bem arejados. Portanto, a dica é passear pela manhã ou no final da tarde!

Hidratação

Assim como os humanos precisam levar uma garrafa de água para a academia, os cães também necessitam de água enquanto passeiam. E já até existem garrafinhas voltadas para os caninos, viu? Então, leve-as para a rua ou parque e ofereça água fresca e limpa para o seu amigão.

A água não pode ficar de fora do passeio com pets
A água não pode ficar de fora do passeio com pets, viu? (Crédito: Shutterstock)

Nada de sujeira

Boa parte dos cachorros usam os passeios para fazer suas necessidades. E, mesmo aqueles que costumam fazer em casa, podem acabar, eventualmente, deixando escapar um xixi ou cocô na rua. Portanto, não se esqueça de levar um saquinho para recolher essa sujeira, ok? No pet shop, existem produtos específicos para isso, conhecidos como “cata-cacas”, que podem ser presos na guia.

Vacinas em dia

Existe um calendário de vacinação para os cães que precisa ser seguido para a socialização entre os animais e exploração dos ambientes aconteça de maneira segura. Assim, certifique-se de que a carteirinha do pet está em dia, com todos os imunizantes dados, antes de passear, tudo bem?

Vacinar seu amigo torna o passeio mais seguro para todos os pets
Vacinar seu amigo torna o passeio mais seguro para todos os pets (Crédito: Shutterstock)

Itens necessários

Além da garrafinha e do cata-caca que serão usados durante o passeio, é importante que o cachorro já saia de casa equipado, viu? Isso inclui coleira, guia e focinheira para cães reativos — itens essenciais para a segurança e proteção do animal. Desse modo, quando for escolhê-las, leve em conta a funcionalidade, o conforto e o tamanho. Para completar o combo, ande sempre com a plaquinha de identificação do pet, que deve ter um contato atualizado.

Reserve um horário na agenda

O passeio precisa, acima de tudo, ser divertido, não é mesmo? Então, não passeie com pressa. Reserve um horário para essa atividade e deixe o cão curtir o momento. Afinal, passear gasta energia e deixa o animal mais relaxado, melhorando seus hábitos em casa e, consequentemente, a convivência entre a família.

Pronto! Agora, seguindo esses cuidados, o passeio com pets será muito melhor, não acha?

Fonte: Laissa Santiago, médica-veterinária.

Mais notícias como essa

Moda

Confira aqui algumas dicas para incorporar o jeans ao seu visual e criar looks incríveis com diferentes peças!

Casa & Decor

Algumas pessoas, especialmente as iniciantes nos cuidados com plantas, têm dificuldade em saber quando elas podem estar morrendo

Beleza

Com o inverno chegando, chegou a hora de montar um nécessaire ideal para a estação, com todos os itens indispensáveis em um clima mais...

Estilo de Vida

Procedimento famoso no TikTok ajuda a relaxar e tratar problemas capilares como caspa e excesso de oleosidade