Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Vários sinais podem indicar problemas urinários nos pets
Vários sinais podem indicar problemas urinários nos pets - Shutterstock

Pets

Problemas urinários em cães e gatos: saiba os sinais de alerta

Veterinário indica sintomas que devem chamar a sua atenção para a possibilidade de problemas no trato urinários dos pets

Vários problemas no trato urinário podem aparecer nos pets, como a cistite idiopática felina, a urolitíase e os tampões uretrais. Cuidar desses problemas com rapidez é essencial para garantir que o tratamento tenha mais chances de um bom resultado e o cão ou gato possa continuar sua vida saudável.

Aliás, em muitos casos, esse tratamento pode envolver mudanças na alimentação dos pets. Isso porque alimentos específicos podem, por exemplo, dissolver urólitos (agregados de substâncias minerais ou não minerais que se formam no trato urinário), sem ser necessária uma cirurgia para retirá-los.

Porém, para que esse tratamento possa ser iniciado logo e consequências mais graves possam ser evitadas, é necessário entender quais os sinais de alerta dos problemas no trato urinários dos pets. Assim, se você vir eles em seu cão ou gato, já vai saber que é necessário buscar um veterinário e iniciar o tratamento.

Sinais de alerta

Segundo Flavio Lopes, supervisor de assuntos veterinários da Hill’s Pet Nutrition Brasil, existem alguns sintomas que podem aparecer em vários dos problemas urinários em pets. São eles:

  • Dificuldade para urinar que pode vir com dor (disúria)
  • Presença de sangue na urina (hematúria)
  • Vontade de urinar com muita frequência, em pequenas quantidades (polaciúria)
  • Dificuldade de urinar
  • Micção dolorosa e lenta frequentes (estrangúria)
  • Urinar em locais inapropriados (periúria)
  • Alterações na cor da urina
  • Apatia

Vários desses sinais podem ser facilmente observados em casa. Nesse sentido, observar as características da urina dos bichinhos, assim como seus padrões de micção, é bem importante. A presença de urina espalhada pela residência em pequenas quantidades pode ser um alerta.

“Caso o tutor perceba esses sintomas, é fundamental buscar assistência veterinária imediatamente para um diagnóstico correto e um tratamento eficaz”, alerta Flavio. Além dos sinais mencionados, qualquer outra alteração perceptível na aparência da urina dos cães e gatos ou na frequência dela deve ser reportada a um profissional.

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez