Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Aprenda a calcular a idade dos gatos
Aprenda a calcular a idade dos gatos (Crédito: Shutterstock)

Pets

Sete vidas? Como calcular a idade dos gatos

Veterinária explica que a idade dos gatos pode ser calculada dividindo a vida dos felinos em algumas fases importantes

Provavelmente você já ouviu falar que os gatos têm sete vidas, não é mesmo? Esse mito surgiu justamente pelas habilidades dos bichanos, capazes de saltar, pular e fazer muitas outras artes sem se machucar. Mas, apesar disso, os gatinhos contam com apenas uma vida, assim como outros animais. Por isso, saber calcular a idade dos felinos é bastante importante.

Isso porque cada fase da vida do pet pede um cuidado diferente em relação à alimentação, acompanhamento médico e até sobre os seus hábitos. Vamos entender mais?

Até um ano, o gato está na primeira fase de sua vida
Até um ano, o gato está na primeira fase de sua vida (Crédito: Shutterstock)

A idade dos gatos

Segundo Priscila Rizelo, médica-veterinária e coordenadora de comunicação científica da Royal Canin Brasil, os gatos domésticos são bastante longevos, ou seja, têm uma boa expectativa de vida, diferente dos gatinhos que vivem na rua, por exemplo. Assim, a vida dos bichanos pode ser dividida em algumas fases importantes, marcadas sempre pela idade dos gatos. Olha só:

Primeira fase: até 1 ano

Aqui, os gatinhos são filhotes — e bem fofinhos, vale acrescentar — e estão em processo de crescimento. Portanto, é nesse período que ossos, músculos, sistema imunológico e a capacidade cognitivo-comportamental se desenvolvem. Além disso, há ainda a troca de dentição, ou seja, os dentinhos de leite dão lugar para os dentes permanentes.

Segunda fase: de 1 a 7 anos

Nessa etapa da vida, o gato deixa de ser um pequeno filhote e se torna um jovem adulto. Por isso, é importante mantê-lo ativo e sempre no peso ideal. Nada de bichanos gordinhos, hein?!

Terceira fase: de 7 a 10 anos

Chegou a hora de começar o envelhecimento do pet. Assim, ele é considerado um adulto maduro a partir dos 7 anos. Contudo, os sinais da idade ainda não são visíveis.

Quarta fase: a partir dos 10 anos

Essa é a última fase da vida do bichano e marca, de vez, seu envelhecimento, inclusive com sinais visíveis na aparência. Agora, o gato é oficialmente um pet idoso e requer todos os cuidados necessários da “terceira idade”.

“Em todas as fases, as necessidades nutricionais são muito específicas, por isso, é fundamental adaptar a alimentação do gato em cada fase da vida”, conclui a veterinária.

Fonte: Priscila Rizelo, médica-veterinária e coordenadora de comunicação científica da Royal Canin Brasil.

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Moda

As passarelas já têm mostrado quais calçados devem fazer sucesso no inverno; descubra e já prepare seu guarda-roupas para a estação