Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Estudo indica que cães entendem palavras
Estudo indica que cães entendem palavras - Shutterstock

Pets

Você sabia? Pesquisa diz que cães conseguem ligar palavras a objetos

Estudo mostra que os cães também entendem algumas palavras, sabendo a quais objetos conhecidos eles se referem

Você já se perguntou se o seu cãozinho entende o que você fala? Eles não conseguem, como se sabe, compreender frases ou coisas mais complexas, respondendo mais ao tom de voz ou à linguagem corporal de seus tutores. Porém, talvez eles consigam sim compreender algumas palavras, viu?

É isso que demonstrou uma pesquisa conduzida por cientistas de uma universidade da Hungria e publicada em um artigo na revista Current Biology. Nela, foi percebido que os cães conseguem ligar certas palavras aos objetos a que elas correspondem. Para isso, é preciso que esse item seja algo com que eles se importam e/ou estão habituados.

Ou seja, os cães também têm representações mentais ao ouvirem uma palavra que representa algum objeto, assim como ocorre com os seres humanos. Isso pode indicar que outros mamíferos também poderiam ter essa habilidade, embora não possa ser generalizado. Os cães, contudo, podem ter desenvolvido mais isso por viverem com os humanos, então entendem mais palavras.

Entenda o experimento

No experimento, os pesquisadores reuniram 27 cães e pediram para os tutores escolherem 5 objetos com os quais eles conviviam bastante, geralmente seus brinquedos. Então, um áudio dizia um dos nomes desses itens e o tutor mostrava ao cão esse objeto e algum outro.

Enquanto isso, os pesquisadores usavam uma técnica de eletroencefalografia (EEG) não-invasivo para ver como o animal reagia. Segundo a resposta cerebral dos cães, foi possível notar que o padrão de atividade era diferente dependendo de se o objeto correspondia ou não à palavra.

Os resultados eram muito similares com quando testes assim ocorrem com seres humanos. Essa reação diferente nos cães ficava ainda maior quando o objeto era algo que eles conheciam muito bem.

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting