Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba os benefícios dos diferentes tipos de arroz
Saiba os benefícios dos diferentes tipos de arroz - Shutterstock

Receitas

3 tipos de arroz diferentes do branco e seus benefícios

Pode ser branco, integral, vermelho, preto… todos os tipos de arroz são cheios de nutrientes e benefícios para a saúde

O arroz branco é a base da alimentação de grande parte dos brasileiros. Parte disso se deve à grande versatilidade desse alimento, que combina com as mais diversas carnes e acompanhamentos. Isso sem contar os seus vários benefícios para a saúde dos seres humanos.

Ele melhora a saúde cardiovascular, ajuda na digestão, é uma boa escolha de carboidrato para quem está tentando emagrecer, ajuda no controle da diabetes, entre outras inúmeras vantagens. Porém, mesmo assim, você sabia que pode ser bom variar entre esse e outros tipos de arroz?

Isso porque, mesmo com o arroz branco tendo todos esses benefícios, outras variedades do grão, como o integral, o vermelho e o preto, têm outras vantagens e nutrientes. Então, se cada dia você comer um diferente, vai ganhar todos esses benefícios.

A seguir, a Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, reuniu uma série de informações relevantes sobre os tipos de arroz, incluindo os benefícios de cada um. Confira:

Arroz integral

O arroz integral é conhecido por ser a versão não refinada do arroz branco, mantendo em sua composição o farelo e o gérmen. Isso faz com que ele mantenha suas fibras e seus nutrientes preservados.

Por conta disso, ele promove maior saciedade e também possui um índice glicêmico menor que o do arroz branco. É rico em vitaminas do complexo B e minerais como zinco, selênio, cobre e magnésio, além de antioxidantes.

Todas essas propriedades fazem com que o consumo do arroz integral influencie diretamente para a melhoria da saúde intestinal, favorecendo a perda de peso, diminuindo o colesterol e reduzindo o açúcar no sangue.

Arroz vermelho

O arroz vermelho é menos comum no dia a dia dos brasileiros, mas também tem vários benefícios. Ele tem um sabor amendoado e conta com a coloração avermelhada por conta da presença de antocianinas, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo.

Esse tipo de arroz contém propriedades que ajudam a controlar o colesterol e prevenir a diabetes, além de ser rico em fibras e minerais, como ferro e a vitamina B6, que auxilia na regulação do sono, do humor e do apetite.

Pode ser servido com feijão ou como acompanhamento para pratos que levam peixes, carnes e aves. Fica bom também adicionado em saladas, pois combina com sabores frutados, frescos e defumados. Se você não costuma usar esse tipo de arroz no dia a dia, essas são algumas ideias para começar a inclui-lo na dieta.

Arroz preto

Também chamado de arroz negro, é um grão milenar originário da China e muito usado na culinária mediterrânea. Seus grãos são mais arredondados, com textura macia e sabor acastanhado.

Possui mais fibras e proteínas que o arroz branco e é considerado um superalimento. Ademais, é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, e minerais como cálcio, magnésio, zinco e ferro. Essas propriedades ajudam a reduzir o colesterol, controlar a glicemia, prevenir doenças degenerativas e o tornam um excelente aliado aos que seguem uma dieta vegana ou vegetariana.

O arroz preto combina perfeitamente com peixes e frutos do mar e fica bom com temperos fortes, como o curry. Muitas vezes, aparece ainda junto com mixes de cogumelos.

Mais notícias como essa

Saúde

Tratamentos estéticos para tratar manchas e pintas escuras podem acelerar quadro de câncer de pele

Estilo de Vida

Existem várias dicas que você pode seguir para lidar com o seu karma e equilibrá-lo; descubra quais são elas

Receitas

Apesar de a batata ser vista injustamente como um “alimento que engorda”, ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa