Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Abacate: conheça os benefícios e como incluir no cardápio
Abacate promove a saciedade e o controle de peso - Foto: Shutterstock

Receitas

Abacate: conheça os benefícios e como incluir no cardápio

O consumo do abacate pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, reduzir o colesterol e até evitar o câncer e derrame

Originário do México e da América Central, o abacate é um alimento consumido em todo o mundo. A fruta é bastante versátil e possui diversas propriedades que contribuem para a manutenção da saúde. 

Apesar do seu alto teor calórico, o abacate promove a saciedade e o controle de peso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e até pode proteger contra o câncer e derrame. 

De acordo com a nutricionista da Pluxee, Soraia Batista, o abacate é fonte de vitaminas A, B e K, minerais, como potássio, manganês, ferro, cobre e zinco, fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, consideradas positivas para o organismo. 

“Apesar de calórica, a fruta é pobre em gordura ruim e não contém colesterol e sódio. Quando consumida de forma moderada, traz mais sabor e enormes benefícios à saúde” explica a profissional. 

Benefícios do abacate

O abacate é um fruto que pode ser consumido in natura ou no preparo de saladas e pratos salgados ou doces. Abaixo, a especialista elencou os principais benefícios do abacate para o organismo. 

  • Ajuda na imunidade;
  • Auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), na redução do LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos, prevenindo doenças cardíacas;
  • Protege os olhos;
  • Previne doenças como câncer, derrames e insuficiência renal;
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino;
  • Aumenta a saciedade, evitando o consumo excessivo de comidas;
  • É bom para a pele;
  • Alivia os sintomas de artrite;
  • Importante para os ossos.

Vale ressaltar que o abacate é um alimento com alto teor calórico, por isso a nutricionista recomenda evitar a adição de açúcar e optar por adoçantes no preparo de sobremesas com a fruta ou, ainda, utilizá-lo em pratos como saladas, molhos e patês. “Opte por consumir até 100g da fruta por dia e consulte um profissional de nutrição para encontrar a melhor forma de introduzir o abacate na sua alimentação”, finaliza. 

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma