Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Acerola: conheça os benefícios da fruta para a saúde
A acerola é rica em vitamina C e outros minerais - Foto: Shutterstock

Receitas

Acerola: conheça os benefícios da fruta para a saúde

A acerola é uma das frutas cítricas que mais apresentam nutrientes em sua composição; confira seus benefícios

A acerola é uma frutinha pequena de cor vermelha e formato arredondado, com sabor ácido e levemente adocicado, muito popular no Brasil. Por aqui, ela é consumida principalmente na preparação de sucos naturais.

Originária das Antilhas, na América Central, a acerola é uma das frutas cítricas que mais apresentam nutrientes em sua composição. Algumas variedades chegam a ter mais de 20 vezes a quantidade do nutriente em comparação à laranja ou ao limão.

A acerola é rica em vitamina C, A e B, e minerais, como cálcio, cobre, fósforo, magnésio, potássio e zinco, além de várias outras propriedades fundamentais para o bom funcionamento do organismo. 

Para conhecer mais sobre essa fruta tão importante para a saúde, o Alto Astral consultou a médica nutróloga especialista em emagrecimento, Dra. Ana Luísa Vilela, que elencou os principais benefícios da acerola. Confira:

1. Fortalece o sistema imunológico

A acerola é uma excelente fonte de vitamina C, que é conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O nutriente é essencial para ajudar a fortalecer o sistema imunológico contra infecções, como gripes e resfriados. 

2. Melhora a função cerebral

A vitamina C também ajuda na sinapse dos neurônios, ou seja, melhora a transmissão de impulsos nervosos entre células. Por isso, a acerola contribui para o aumento das funções do cérebro.

3. Previne o envelhecimento precoce

A fruta oferece propriedades antioxidantes para o organismo, que ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Também aumenta a produção de colágeno, melhorando a aparência da pele.

4. Fortalece ossos e dentes

A acerola é muito rica em ferro, cálcio, fósforo e magnésio, nutrientes necessários para o fortalecimento dos ossos e dentes. 

5. Previne cãibras 

A acerola é rica em potássio, nutriente que atua diretamente na contração muscular, ajudando a prevenir cãibras, sendo, portanto, um grande aliado de quem pratica atividade física regularmente. 

6. Ajuda a emagrecer 

A fruta tem baixa caloria, em média, 32 kcal a cada 100g do fruto. Desta forma, é um ótimo alimento para incluir em dietas para perder peso.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce