Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Alimentação no inverno: 5 dicas para fazer escolhas mais saudáveis
Sopas e caldos são opções saudáveis e nutritivas para o inverno - Foto: Shutterstock

Receitas

Alimentação no inverno: 5 dicas para fazer escolhas mais saudáveis

Nutricionista explica como manter uma alimentação balanceada no inverno para preservar a saúde e o bem-estar

O inverno está chegando, e com ele vem também aquela vontade irresistível de se aconchegar em cobertores e desfrutar de comidas quentes e reconfortantes. Porém, é importante lembrar que manter uma dieta balanceada nessa estação é fundamental para cuidar da saúde e do bem-estar. 

Entre os cuidados com alimentação durante o inverno, a nutricionista Dani Borges destaca o consumo diário de frutas e a ingestão adequada de água. “As frutas são fontes importantes de vitaminas e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico. Já a hidratação é essencial para o bom funcionamento do organismo”, alerta ela. 

Para te ajudar a fazer refeições mais saudáveis nesse período, a especialista preparou uma lista com algumas outras dicas. Veja abaixo:

1. Aproveite as sopas e caldos

Nada melhor do que uma sopa quentinha para aquecer o corpo no inverno. Aposte em caldos nutritivos, como de legumes, feijão ou lentilha, que além de aquecer, fornecem vitaminas, minerais e fibras.

2. Incremente as saladas quentes

Mesmo no frio, não deixe de incluir saladas em suas refeições. Opte por saladas mornas, adicionando vegetais cozidos, grãos e proteínas como grão de bico.

3. Varie nas fontes de proteína

Aproveite o inverno para experimentar diferentes fontes de proteína, como carnes, peixes e aves, além de alimentos como leguminosas e algumas sementes. São opções saborosas e nutritivas que podem complementar as refeições. 

4. Invista em chás e infusões

Além de aquecer, os chás e infusões são ótimas opções para hidratar o organismo. Por isso, experimente sabores como gengibre, camomila, hortelã e canela, que também possuem propriedades benéficas para a saúde.

5. Consuma alimentos ricos em vitamina D

Com a redução da exposição solar no inverno, é importante garantir uma boa ingestão de vitamina D. Aposte em alimentos como cogumelos e tente se expor ao sol sempre que possível.

Consulte um nutricionista

Além disso, é preciso também levar em consideração as próprias necessidades nutricionais. Assim, além de seguir essas dicas, a especialista recomenda consultar um profissional que entenda do assunto. 

“O inverno é uma época para se cuidar e aproveitar alimentos nutritivos e saborosos. Lembre-se de ouvir seu corpo e buscar o acompanhamento de um nutricionista para uma orientação personalizada”, finaliza.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais

Beleza

Segundo dermatologista, o cortisol, hormônio causador do estresse, acelera o envelhecimento e agrava doenças de pele

Estilo de Vida

As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!