Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Precisando dormir melhor? Saiba quatro tipos de alimentos que podem ajudar
Precisando dormir melhor? Saiba quatro tipos de alimentos que podem ajudar - Shutterstock

Receitas

4 tipos de alimentos que são bons para o sono e você não sabia

O sono é um processo essencial para o corpo humano, então que tal enriquecer sua dieta com alimentos que ajudam nesse processo? Conheça quais são

Ter uma boa alimentação antes de dormir é importante pois proporciona estímulos saudáveis para o organismo. Entre os benefícios estão o controle metabólico, aumento da capacidade cognitiva e do estado emocional, já que ao produzir hormônios do humor você acorda com aquela sensação de bem-estar.

E embora o sono seja um processo multifatorial e complexo, estudos mostram que a qualidade dos alimentos ingeridos influenciam na qualidade do descanso. Por isso, a recomendação é sempre ingerir comidas leves até 2h antes de deitar e um descanso de 6h a 8h ininterruptas por dia.

Ou seja, já dá para perceber como a alimentação influencia no sono. Mas e se a gente te contar que existem alimentos que colaboram para um descanso melhor? Pois é! E quem conta isso é a nutricionista Marilia Zagato.

“Adicionar folhas verdes escuras como espinafre e couve ao jantar pode ser uma grande vantagem, pois elas contêm magnésio e potássio. Esses nutrientes que podem contribuir positivamente com o sono”, explica a especialista.

Por isso, que tal conhecer alimentos que podem te ajudar a ter uma noite de sono melhor? Você pode incluí-los tanto no dia a dia, quanto no jantar, já que é uma refeição que normalmente antecede o repouso. Conheça agora quais são!

Verduras e legumes

Fazer uma refeição com uma salada à base de verduras e legumes ajuda a saciar a fome de uma forma leve. Procure misturar diferentes cores no prato, incluindo alimentos como como cenoura e beterraba, além dos vegetais verdes escuros. Assim, você vai ter um mix de nutrientes que contribuem com o sono.

Uma boa salada pode ser uma ótima opção de refeição para quem quer dormir melhor
Uma boa salada pode ser uma ótima opção de refeição para quem quer dormir melhor – Foto: Shutterstock

Oleaginosas

As oleaginosas, como pistache, avelãs e amêndoas, são fontes de fitomelatonina, substância com impacto positivo no sono. Ou seja, vale a pena incluir esses alimentos na sua dieta.

Frutas

As frutas também contêm nutrientes que podem ajudar a ter uma noite tranquila. Frutas vermelhas, como morango, uvas e cereja, possuem melatonina, substância responsável pelo nosso sono e processo de descanso.

Frutas vermelhas podem te ajudar a descansar melhor durante a noite
Frutas vermelhas podem te ajudar a descansar melhor durante a noite – Foto: Shutterstock

Peixes, ovos e laticínios

Esses alimentos possuem triptofano, um aminoácido precursor da serotonina e melatonina, conhecidas também como hormônios da felicidade. O leite, por exemplo, pode auxiliar na hora de dormir, além de aliviar o estresse.

Outro laticínio bom nesse sentido é o iogurte. Em especial, aqueles que contêm probióticos, pois também ajudam na microbiota intestinal. Para aqueles que preferem um jantar, a recomendação é optar por alimentos mais leves, como peixe ou ovo que, além do triptofano, também contêm melatonina.

E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Fonte: Marilia Zagato, nutricionista do Comitê Umami

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável