Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
6 alimentos ricos em triptofano para elevar o bem-estar
Veja quais alimentos são ricos em triptofano - Foto: Shutterstock

Receitas

6 alimentos ricos em triptofano para elevar o bem-estar

Alimentos ricos em triptofano contribuem para a melhora do humor e uma boa noite de sono; veja outros benefícios

Alimentos ricos em triptofano desempenham um papel fundamental no bom funcionamento físico e mental do nosso corpo, porque estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que atua na regulação do sono e do humor. 

“O triptofano pode atuar na melhora do humor, do sono, do bem estar e outras atividades cognitivas. Também atua na produção de melatonina e pode ajudar no controle do estresse, emagrecimento, memória, entre outras funções cognitivas”, explica a médica nutróloga Ana Luísa Vilela.

De acordo com a especialista, o triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, não é produzido pelo organismo. Assim, para garantir a sua ingestão, é importante incluí-lo na dieta. 

Alimentos ricos em triptofano

O triptofano pode ser encontrado em oleaginosas, como amendoim, castanha-do-Pará e amêndoas, ovos, peixes, carnes, além de leite e derivados. Abaixo, você confere 6 alimentos que possuem esse nutriente. 

1. Banana

Rica em fibras, potássio e vitaminas, a banana também é fonte de triptofano. Para ajudar ainda mais, possui carboidratos, um macronutriente que facilita a entrada da serotonina no sistema nervoso.

2. Salmão

Peixes como o salmão possuem gorduras essenciais, como o ômega 3, um importante nutriente que previne a falta de memória e doenças cardiovasculares. 

3. Queijo

O queijo também é um alimento rico em triptofano, além de cálcio e fósforo que contribuem para a saúde dos dentes e ossos. 

4. Grão-de-bico

Além de triptofano, o grão de bico é rico em vitaminas B6 e B9, que também ajudam na produção de serotonina e dopamina, responsáveis pelo bem-estar e pelo sono.

5. Chocolate

Comer chocolate é bastante prazeroso e isso não é à toa, já que o triptofano está presente nas sementes de cacau. Por isso, quanto mais amargo é o chocolate, maior é o benefício para o bem-estar.

6. Mel

O mel também é fonte de triptofano, que promove a sensação de bem-estar. O alimento ainda é fonte de fruto-oligossacarídeos, que ajuda o bom funcionamento do intestino. 

Mais notícias como essa

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!

Receitas

Um bom vinho é ideal para celebrar o Dia dos Namorados com o seu amor; confira dicas para acertar na escolha!

Comportamento

O uso excessivo de telas prejudica a socialização e a comunicação, além de causar mudanças de humor, atrasos cognitivos e distúrbios no aprendizado

Beleza

Confira os principais cuidados para manter a pele protegida e hidratada durante as festas juninas