Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A amora é uma fruta extremamente saudável para o organismo
A amora é uma fruta extremamente saudável para o organismo - Shutterstock

Receitas

Amora: conheça os benefícios de consumir a fruta

Especialistas explicam tudo o que você precisa saber sobre o consumo de amora, desde suas vantagens até os benefícios para a saúde

Comer frutas é extremamente benéfico para a saúde do organismo. E a amora, com seu alto poder antioxidante que combate doenças infecciosas e seu baixo valor calórico, é uma das opções mais vantajosas.

No Brasil, é possível aproveitar três variedades dessa fruta vermelha: amora-vermelha, amora-preta e amora-branca. Além dos benefícios citados, todas elas são ricas em vitaminas e minerais como magnésio, vitamina C potássio e fósforo.

E não é só isso! “Ela ainda atua evitando a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular, além de ser excelente para a saúde cardiovascular por conta da presença de fitoquímicos, como as antocianinas e carotenoides”, revela Danielle Bayma, nutricionista membro da Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

Aliás, os benefícios da amora não estão apenas no fruto em si, já que estudos apontam que o chá da folha da amora também é benéfico para amenizar os sintomas da menopausa.

Melhor maneira de consumir amora

Existem muitas formas de comer amora, como em sucos ou receitas, por exemplo. No entanto, sempre que possível o melhor é ingerir a fruta in natura. “Geralmente, frutas inteiras são boas fontes de fibra, enquanto sucos de frutas não são”, aponta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Além disso, o suco sempre tem muito mais açúcar e traz menos saciedade do que uma porção da fruta em si. E isso vale mesmo para o suco de amora 100% puro! “Priorize frutas inteiras em vez de suco. E aproveite o alimento: coma com atenção para apreciar plenamente o cheiro, a textura e o sabor”, orienta a médica.

Quem não deve comer amora?

Para a nossa sorte, não existem muitas contraindicações para essa fruta tão amada e saudável. Na verdade, as únicas pessoas que não devem consumir amora são as grávidas, principalmente as que se encontram no terceiro trimestre. Isso porque, assim como qualquer outro alimento rico em compostos fenólicos, há o risco de prejudicar a formação dos vasos sanguíneos do coração do bebê.

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...