Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A amora é uma fruta extremamente saudável para o organismo
A amora é uma fruta extremamente saudável para o organismo - Shutterstock

Receitas

Amora: conheça os benefícios de consumir a fruta

Especialistas explicam tudo o que você precisa saber sobre o consumo de amora, desde suas vantagens até os benefícios para a saúde

Comer frutas é extremamente benéfico para a saúde do organismo. E a amora, com seu alto poder antioxidante que combate doenças infecciosas e seu baixo valor calórico, é uma das opções mais vantajosas.

No Brasil, é possível aproveitar três variedades dessa fruta vermelha: amora-vermelha, amora-preta e amora-branca. Além dos benefícios citados, todas elas são ricas em vitaminas e minerais como magnésio, vitamina C potássio e fósforo.

E não é só isso! “Ela ainda atua evitando a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular, além de ser excelente para a saúde cardiovascular por conta da presença de fitoquímicos, como as antocianinas e carotenoides”, revela Danielle Bayma, nutricionista membro da Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

Aliás, os benefícios da amora não estão apenas no fruto em si, já que estudos apontam que o chá da folha da amora também é benéfico para amenizar os sintomas da menopausa.

Melhor maneira de consumir amora

Existem muitas formas de comer amora, como em sucos ou receitas, por exemplo. No entanto, sempre que possível o melhor é ingerir a fruta in natura. “Geralmente, frutas inteiras são boas fontes de fibra, enquanto sucos de frutas não são”, aponta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Além disso, o suco sempre tem muito mais açúcar e traz menos saciedade do que uma porção da fruta em si. E isso vale mesmo para o suco de amora 100% puro! “Priorize frutas inteiras em vez de suco. E aproveite o alimento: coma com atenção para apreciar plenamente o cheiro, a textura e o sabor”, orienta a médica.

Quem não deve comer amora?

Para a nossa sorte, não existem muitas contraindicações para essa fruta tão amada e saudável. Na verdade, as únicas pessoas que não devem consumir amora são as grávidas, principalmente as que se encontram no terceiro trimestre. Isso porque, assim como qualquer outro alimento rico em compostos fenólicos, há o risco de prejudicar a formação dos vasos sanguíneos do coração do bebê.

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Beleza

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto

Receitas

Pode deixar de comer pão murcho! Com essas dicas e truques, o alimento vai voltar a ficar delicioso

Saúde

A adoção do jejum intermitente na rotina alimentar pode trazer efeitos positivos para a saúde