Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Deixe seu arroz soltinho e delicioso com essas dicas!
Deixe seu arroz soltinho e delicioso com essas dicas! - Shutterstock

Receitas

Arroz soltinho e saboroso: dicas para acertar no preparo

Seu arroz sempre fica empapado ou queima? Descubra truques e dicas para acertar e conseguir deixar ele soltinho e delicioso

O arroz é um alimento mais do que fundamental na mesa das famílias brasileiras. Quando soltinho e bem saboroso, ele agrada a quase todo mundo e se torna um dos destaques do almoço ou jantar. Porém, pode ser meio chatinho aprender a fazer esse alimento da forma correta, ainda mais no começo.

Isso porque qualquer erro pode deixar o arroz meio empapado ou até queimado. E não é nada bom ter que comê-lo desse jeito, não é mesmo? Depois de um tempo, é mais fácil pegar o jeito e conseguir fazer o ingrediente corretamente, mas no início pode ser preciso usar algumas dicas e truques para não errar.

Quer saber quais truques são esses? Veja a seguir algumas dicas para um arroz soltinho e perfeito:

Escolha o arroz correto

Na hora de comprar um arroz no supermercado, os melhores são aqueles de marcas de qualidade e do tipo 1. Também é melhor se forem grãos longos (ou agulhinha). Para evitar que ele empape quando cozido, opte por um arroz de tom perolado e que não tenha tantos grãos quebrados no pacote.

Use a medida ideal

Para cada porção de arroz, é sempre preciso duas de água para o cozimento. Ou seja, se tiver uma xícara do alimento, por exemplo, serão duas do líquido. Porém, uma dica é ter um pouco de água a mais em um local de fácil alcance, pois pode ser preciso adicionar um pouco mais se a panela ficar seca antes do cozimento acabar.

Lavar ou não?

Isso sempre causa muitas dúvidas, já que alguns dizem para lavar o arroz e outros dizem que isso é ruim. A lavagem serve para tirar impurezas do alimento, todavia algumas marcas não precisam disso. Assim, é necessário sempre verificar no pacote.

Se não for preciso lavar, o melhor é não o fazer, já que os grãos podem ficar grudados e fazer parecer que o arroz empapou.

Tempere bem

A diferença de um arroz sem graça para um saboroso são os temperos utilizados. No dia a dia, cebola, alho e sal devem ser o suficiente para que ele fique delicioso, mas você também pode usar a sua criatividade e testar outras combinações que possam surpreender!

Evite mexer muito

Para um arroz soltinho, não mexa muito nele durante o cozimento, apenas o necessário. Muitos movimentos podem liberar o amido e deixar o alimento empapado.

No geral, depois de adicionar a água, é preciso apenas mexer de leve no fundo da panela. Entretanto, isso não quer dizer que você não deva ficar prestando atenção no alimento, ou ele pode queimar.

E se empapar ou queimar?

Caso o arroz empape ou queime, há também truques para salvá-lo. No caso de ele empapar, escorra os grãos, passe-os por água fervente e adicione um pouco de manteiga ou azeite. Aí é só colocar um pouco o arroz coberto no forno quente que ele deve ficar mais soltinho novamente.

Já se o arroz queimar, coloque a panela quente imediatamente em um recipiente cheio de água fria. Com isso, o odor de queimado vai ir embora. Em seguida, pegue o arroz, sem a parte queimada do fundo, e coloque em outro pote para salvar o que der dele.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma