Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A avelã é boa para o coração, o sistema imunológico, a saúde intestinal, entre outros
A avelã é boa para o coração, o sistema imunológico, a saúde intestinal, entre outros - Shutterstock

Receitas

Avelã: benefícios do ingrediente tradicional das receitas de Natal

Entenda as muitas vantagens da avelã para o organismo e como aproveitá-los ao máximo no período natalino

A avelã é praticamente garantida na ceia de Natal, seja pura mesmo ou em variadas gostosuras doces. Fruto da aveleira, ela começou a ser ainda mais amada desde a popularização do creme de avelã.

Justamente por conta dessa grande presença nas sobremesas, muitas pessoas acabam pensando que a avelã não seja tão boa ara a saúde. Porém, Dra. Fernanda dos Santos Lopes Reis, nutricionista da rede Emagrecentro, está aqui para esclarecer essa questão de uma vez por todas.

Benefícios da avelã

O fruto é recheado de nutrientes e auxilia no bom funcionamento de várias partes do organismo. Algumas dessas vantagens explicadas pela especialista são:

  • Fonte de vitaminas e minerais: isso inclui a vitamina E, ácido fólico, fibras, magnésio e ácidos graxos essenciais. Esses nutrientes beneficiam o sistema imunológico, o desenvolvimento celular, a saúde intestinal, a regulação da pressão arterial, a estabilização dos níveis de glicose e a saúde cardiovascular.
  • Ação antioxidante: a avelã contém antioxidantes, combatendo os radicais livres no corpo e evitando diversas condições de saúde, como o envelhecimento precoce e deterioração cognitiva.
  • Saúde cardiovascular: os ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados presentes na avelã são benéficos para a saúde do coração. Eles reduzem o colesterol LDL (ruim) e melhoram o perfil lipídico.
  • Regulação dos níveis de glicose (açúcar) no sangue: as fibras da avelã auxiliam na regulação dos níveis de glicose no sangue, o que é bom para pessoas com diabetes ou que possuem risco de desenvolver a doença.

Aproveitando os benefícios da avelã

De acordo com Dra. Fernanda, a oleaginosa pode ser desfrutada de diversas maneiras para obter os benefícios nutricionais citados anteriormente.

Consumir o ingrediente cru fornece todos os nutrientes, mas é crucial moderar por conta da densidade calórica.

O óleo de avelã é uma opção versátil para cozinhar ou como molho em saladas, oferecendo sabor e mantendo os benefícios nutricionais.  Avelãs torradas, com sabor realçado, podem ser adicionadas a saladas, iogurtes ou consumidas como lanche saudável.

Outro aspecto importante para uma boa dieta incluindo a avelã é a sua quantidade diária ideal. “Uma porção adequada seria em torno de 25g por dia, pois fornece benefícios nutricionais suficientes sem ser necessário se preocupar com as calorias”, informa nutricionista.

Vale lembrar que, no caso dos doces, os benefícios também estão lá, entretanto o açúcar e outros óleos também. Ou seja, acaba sendo um alimento muito gorduroso e rico em açúcares para consumo no dia a dia.

É preciso controle e, se possível, escolher opções zero ou caseiras.

Quem não pode comer avelã?

Pessoas alérgicas a nozes podem ser sensíveis às avelãs, por serem oleaginosas. Nesses casos, Dra. Fernanda diz que deve-se evitar o consumo para prevenir reações adversas. Já quem tem intolerância a alimentos ricos em fibras, o fruto traz o risco de desconforto gastrointestinal, mas o consumo moderado é possível.

Mais notícias como essa

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce