Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra qual azeite usar para cada ocasião
Descubra qual azeite usar para cada ocasião - Shutterstock

Receitas

Azeite virgem, extravirgem, refinado ou trufado: saiba qual usar

Nutricionista explica a diferença entre os tipos de azeite e qual é mais indicado para aquela receita que você quer preparar hoje!

O azeite é um ingrediente incrível! Além de estar presente na maioria dos lares brasileiros e trazer um gosto maravilhoso para diversos pratos, ele ainda faz muito bem à saúde. Rico em vitamina E, ele é antioxidante e é benéfico para o sistema cardiovascular. Porém, na hora de ir ao mercado, podemos encontrar suas versões virgem, extravirgem, refinado ou trufado, então como saber qual comprar?

Segundo a nutricionista Jaqueline Lopes, os tipos de azeite trazem diferenças entre si e a melhor escolha depende do prato. “O produto, que vem das azeitonas, tem diferenças de cor, sabor, textura e aroma. O óleo é fundamental na cozinha, pois permite evidenciar sabores dos ingredientes, se usado a versão correta de acordo com cada tipo de cozimento”, diz a especialista da Água Doce Sabores do Brasil.

A profissional recomenda um azeite virgem ou extravirgem para o dia a dia, especialmente para as saladas. Por sua vez, para ocasiões especiais, o trufado pode ser melhor, desde que não vá roubar muito o sabor da receita. A seguir, entenda mais a fundo cada azeite e para quais fins usá-los:

Azeite refinado

Esse ingrediente é facilmente encontrado em mercados e conta com uma maior acidez. Além disso, ele sofre menos alterações em altas temperaturas. Por esses motivos, é ideal para usar em grelhados, fritos e refogados.

Azeite virgem

O azeite virgem é um dos mais puros, por isso, mantém características da azeitona. O óleo possui certa acidez e seu sabor também pode se tornar adocicado. É indicado para temperar pratos quentes e refogados, sendo um dos melhores para cozinhar, pois também preserva as mesmas qualidades em altas temperaturas.

Azeita extravirgem

Esse é o mais nobre, com baixa acidez e feito com azeitonas selecionadas, mantendo todas as suas propriedades. Jaqueline sugere usar em pratos frios, ou seja, in natura, como as saladas. Ele também pode aparecer em pratos quentes, desde que não sejam frituras, pois comprometem suas propriedades nutricionais.

Azeite especial (trufado)

Esse azeite contém especiaria que o tornam mais encorpado. É indicado para pratos mais refinados. Todavia, ele deve aparecer somente em finalização de receitas, pois em contato com altas temperaturas perde o sabor das trufas.

Mais notícias como essa

Saúde

Tratamentos estéticos para tratar manchas e pintas escuras podem acelerar quadro de câncer de pele

Estilo de Vida

Existem várias dicas que você pode seguir para lidar com o seu karma e equilibrá-lo; descubra quais são elas

Receitas

Apesar de a batata ser vista injustamente como um “alimento que engorda”, ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa