Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Benefícios da beterraba: 3 motivos para incluí-la na alimentação
Conheça os principais benefícios da beterraba para a saúde - Foto: Shutterstock

Receitas

Benefícios da beterraba: 3 motivos para incluí-la na alimentação

Rico em vitaminas e nutrientes essenciais, a beterraba é um alimento versátil que contribui para a manutenção da saúde

Rica em diversos nutrientes essenciais para o organismo, a beterraba é uma hortaliça que faz parte da família Quenopodiácea, mesma da acelga e do espinafre. Além disso, é bastante versátil e pode ser consumida integralmente – desde a raiz até as folhas. 

Ou seja, a beterraba é um alimento que pode contribuir (e muito) com a nossa saúde. Por isso, com a ajuda da nutricionista da MedSculp, Fabíola Espíndola, preparamos uma lista com os 3 principais benefícios da beterraba que irão te convencer a incluí-la na sua alimentação. 

Antioxidante natural

A beterraba é um alimento que possui uma variedade de vitaminas e minerais em sua composição. Dentre eles, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, que apresentam quantidades significativas, além de vitaminas A e C. “Ela possui essa coloração vermelho-arroxeado devido à presença de betalaínas, importante antioxidante natural para o organismo, capaz de retirar os radicais livres prevenindo doenças”, explica a nutricionista. 

Reduz a pressão arterial

A hortaliça também é rica em nitrato, substância convertida em óxido nítrico pelo organismo, aliado na redução da pressão arterial. “Esse óxido nítrico, favorece a vasodilatação e está relacionado com o aumento das trocas gasosas, aumento do fluxo sanguíneo, biogênese mitocondrial, eficiência, fortalecimento da contração muscular, e regulação de oxigênio no músculo ativo”, conta a especialista. 

Ótimo suplemento alimentar

Para quem pratica exercícios físicos de alta intensidade, o suco de beterraba ajuda a melhorar o desempenho nos treinos. “Suplementos de suco de beterraba demonstraram reduzir a fadiga muscular associada a exercícios físicos e promovendo a regeneração muscular após o exercício. No entanto, esses estudos demonstram benefícios em praticantes iniciantes de atividades físicas tanto no treinamento aeróbico quanto no anaeróbico”, conclui Espíndola.

Vale ressaltar que aliada a uma rotina de hábitos de vida equilibrados, como a prática regular de atividade física e um cardápio balanceado, a eficiência da beterraba é ainda maior. Portanto, para aproveitar seus benefícios, procure incluí-la na alimentação, mas sem esquecer de manter uma rotina saudável, tudo bem?

Fonte: Sportlife

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Os benefícios da beterraba para a saúde são vários; descubra alguns deles e como consumir esse alimento da melhor forma

Beleza

Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres

Saúde

De acordo com estudos recentes, apenas 4% a 9% das mulheres negras recebem diagnóstico de endometriose