Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça os benefícios da tangerina
Conheça os benefícios da tangerina - Shutterstock

Receitas

Benefícios da tangerina: veja como a fruta pode melhorar sua saúde

A tangerina é cheia de benefícios importantes para a saúde, como a diminuição da glicemia e a prevenção do envelhecimento precoce

A tangerina é uma fruta que nasce em qualquer estação, entretanto suas safras costumam ser ainda melhores e mais saborosas no inverno. Por isso, quando chega essa estação, é o momento ideal para aproveitar os benefícios dessa fruta cítrica, que são vários.

Segundo Adriana Stavro, Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo, em média, uma tangerina pesa 88 gramas e fornece 47 calorias e 2g de fibras. Isso sem contar que ela é rica em vitaminas A, C e do complexo B, potássio e flavonoides e tem bastante água em sua composição.

Com tudo isso, as vantagens para o organismo são inúmeras. Veja mais sobre algumas delas a seguir, de acordo com a especialista:

Previne o envelhecimento precoce

Um dos principais benefícios da tangerina é que a vitamina C presente na fruta retarda o envelhecimento com suas propriedades antioxidantes, síntese de colágeno e proteção contra danos solares. Dessa forma, se você quiser manter a pele jovem e saudável, é importante ter esse alimento na sua dieta.

Diminui a glicemia

A naringenina, um flavonoide presente na tangerina, possui propriedades semelhantes à metformina no tratamento do diabetes tipo 2. Estudos mostram que ela reduz a absorção de glicose no intestino, diminui a reabsorção renal de glicose e aumenta a captação e utilização de glicose pelos músculos e tecido adiposo.

Promove a saúde digestiva

Por conter uma boa quantidade de fibras, a fruta auxilia no trânsito intestinal e previne a constipação. Isso sem contar que certos distúrbios digestivos, como a síndrome do intestino irritável, podem ser prevenidos com a tangerina.

Melhora a imunidade

Outro dos benefícios da tangerina é que sua vitamina C é essencial para um sistema imunológico saudável. Assim, você fica menos suscetível a resfriados, gripes e outras doenças.

Diminui a acne

Está sempre preocupado com a acne? Pois saiba que a tangerina também pode diminuir esse problema, por conta de seu ácido cítrico.

Previne anemia

A vitamina C aumenta a disponibilidade e absorção de ferro de fontes não heme, facilitando a conversão de ferro férrico para ferroso. Isso é importante na prevenção da anemia, especialmente em pacientes vegetarianos.

Hidratação

Com cerca de 85% de água, a tangerina contribui para a hidratação do corpo.

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem