Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda como fazer o bolo não murchar
Entenda como fazer o bolo não murchar - Shutterstock

Receitas

Bolo murcho nunca mais! Confira dicas para evitar esse problema

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Seu bolo murchou e você não faz ideia do porquê? Esse desastre culinário pode acontecer por vários motivos, como uma quantidade errada de fermento ou se você abrir o forno antes da hora. Fato é que é sempre muito triste descobrir que o alimento que você fez com tanto cuidado e amor deu errado, e ninguém quer que essa situação se repita, não é mesmo?

Mas pode ficar tranquilo – existem sim formas de impedir o problema e garantir que o seu bolo não vá murchar. É só seguir algumas dicas simples, porém que muitas pessoas não conhecem ainda.

Confira a seguir os 4 passos muito importantes para seu bolo não murchar:

Use os ingredientes em temperatura ambiente

Se você tirar os ingredientes, como leite, manteiga e ovos, da geladeira e já colocar no bolo logo depois, pode dar problema. É melhor tirá-los um pouco antes e usá-los em uma temperatura mais próxima da ambiente.

Deixe o fermento por último e use a quantidade certa

Para o bolo não murchar, o fermento precisa ser o último ingrediente a ser adicionado à massa. Além disso, lembra-se de seguir bem as instruções da receita em relação à sua quantidade, uma vez que um erro nesse sentido também não vai ser legal.

Tome cuidado quando o bolo estiver no forno

Primeiramente, vale dizer que o forno precisa ser preaquecido antes e a temperatura não pode ficar muito alta. Se isso ocorrer, corre o risco de o bolo assar por fora, mas não por dentro, e então murchar.

Ademais, é aquela velha história: não se pode abrir o forno enquanto o bolo estiver assando, especialmente nos primeiros 20 minutos, se não quiser que ele perca volume.

Atenção após retirar o bolo do forno

Mesmo depois que o bolo estiver pronto, ele corre o risco de murchar se for tirado do forno quente e logo colocado sobre uma superfície gelada. Para evitar isso, deixe o bolo dentro do forno desligado e com a porta entreaberta por uns 5 minutos, para ele perder a temperatura gradativamente. Depois, coloque-o para terminar de esfriar em cima de algo não tão frio, como um prato.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Beleza

Procedimento proporciona mais sustentação à mama e à prótese de silicone em mamoplastias e mastopexias; especialista explica

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date