Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Vejas as várias formas de usar o cacau na culinária
Vejas as várias formas de usar o cacau na culinária - Shutterstock

Receitas

Cacau além do chocolate: como usar o ingrediente em receitas

Existem várias formas de usar o cacau em receitas, seja em pó, no formato de polpa, de nibs ou mesmo suas sementes

A forma mais conhecida de uso do cacau na culinária é o chocolate, não é mesmo? Essa delícia é tão queridinha de todos que hoje, 7 de julho, é o Dia do Chocolate! Entretanto, essa não é a única forma de utilizar o ingrediente, e nem necessariamente a mais saudável.

Isso porque, enquanto alguns chocolates podem conter muito açúcar ou gordura, o cacau em si é bastante benéfico para o organismo e pode te ajudar a comer um docinho sem se prejudicar. Isso sem contar que pode ser uma ótima opção para quem quer perder peso.

O cacau conta com muitos nutrientes, como a epicatequina, que auxilia no controle da pressão arterial e combate inflamações. Também é rico em flavonoides e antioxidantes, ajudando na defesa do corpo.

Mas então, quais as formas de usar o cacau na culinária sem ser para fazer chocolate? Basicamente, ele pode entrar em várias receitas de doces, seja em pó, no formato de poupa, de nibs ou mesmo suas sementes. Uma dica geral é que, como o cacau em si não é doce, pode ser preciso usar mel ou algum adoçante natural para deixar a receita mais gostosa.

A seguir, veja formas de usar o cacau nos seus doces:

Polpa

A polpa do cacau pode ser consumida de várias formas, todavia a melhor, para conseguir todos os seus benefícios, é usando-a em sucos naturais. Melhor ainda se tiver como não adicionar açúcar. Também é possível incluir a polpa de cacau em geleias, sorvetes e até licores.

Sementes

As sementes são muito usadas para a produção da manteiga de cacau, que tem suas versões para serem usadas na culinária e aquelas que servem para a indústria farmacêutica e cosmética.

Em pó

Essa é uma das principais formas de usar o cacau na culinária. A versão em pó do ingrediente aparece em biscoitos, bolos, panquecas, vitaminas e mesmo como complemento para iogurtes ou frutas.

Nibs de cacau

Por fim, os nibs de cacau são, basicamente, as amêndoas do ingrediente torradas, descascadas e em pequenos pedaços. Dá para comê-los tanto sozinhos quanto junto com outros alimentos, como a granola ou o iogurte.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil