Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda como o caju pode ser benéfico para o organismo
Entenda como o caju pode ser benéfico para o organismo - Shutterstock

Receitas

Caju: veja quais os benefícios e como consumir fruto

O caju está em período de safra! Nutricionista explica quais as vantagens no consumo desse fruto e como incluí-lo na alimentação

O caju é um fruto bastante conhecido no Brasil, apesar de ser mais consumida como um suco. E segundo a nutricionista Bruna Angelo Vanicolli, existem diversas razões para incluir esse alimento na sua versão in natura em sua dieta.

A profissional, que é especialista em nutrição infantil, explica que, por conta de sua consistência fácil de mastigar, o caju pode fazer parte da alimentação desde a introdução alimentar. Entre os benefícios do consumo, estão:

  • Fonte de vitamina C: o caju fortalece o sistema imunológico, além dos cabelos e unhas, pois é um alimento rico em vitamina C (até mais do que a laranja!). Inclusive, o consumo de 100g de caju já atinge as necessidades diárias de vitamina C;
  • Auxilia na melhora do hábito intestinal: e isso devido à presença de fibras, que promovem regulação do trânsito intestinal, além de proporcionar saciedade;
  • Previne doenças e o envelhecimento das células: o caju possui substâncias antioxidantes, como compostos fenólicos, antocianinas e carotenóides. Ele também é rico em minerais como magnésio e potássio, que ajudam a evitar o envelhecimento das células e várias doenças.

Formas de consumir

Bruna comenta que a melhor forma de consumir o caju é in natura, pois essa é a melhor maneira de obter todos os benefícios da fruta. Ainda assim, o fruto pode ser adicionado em farofas, saladas e refogados, proporcionando um sabor agridoce e deixando essas preparações mais refrescantes. Além disso, dá para adicionar a polpa integral congelada em sucos e sorvetes.

Quanto a melhor época para consumir caju, Bruna orienta dar preferência ao período de setembro e outubro, meses da safra do caju. “Nessa época, ele é mais saboroso, mais rico em nutrientes e também mais barato!”, diz a nutricionista.

Mesmo que não exista uma frequência ideal de consumo do caju, Bruna ressalta a importância de variar as frutas no cardápio durante a semana. E por ser rica em vitamina C, é interessante que o fruto apareça após refeições contendo fontes vegetais de ferro, como couve, espinafre, agrião, para ajudar na absorção.

Há alguma contraindicação no consumo de caju?

Quase todo mundo pode comer caju! “O consumo de caju deve ser evitado apenas por pessoas com restrição de consumo de potássio, um mineral que merece atenção especialmente em pacientes com doenças renais agudas e crônicas. Além disso, é contraindicado para quem apresenta alergia ou intolerância a esse alimento”, finaliza a nutricionista.

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa

Beleza

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto

Saúde

A adoção do jejum intermitente na rotina alimentar pode trazer efeitos positivos para a saúde