Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dia do Ceviche: conheça sua história e aprenda uma receita deliciosa
Aprenda a fazer um ceviche clássico peruano em casa - Foto: Shutterstock

Receitas

Dia do Ceviche: conheça sua história e aprenda uma receita deliciosa

Em comemoração ao Dia do Ceviche, saiba mais sobre este prato peruano tão famoso ao redor do mundo!

Nesta quarta-feira (28), comemora-se o Dia do Ceviche, um dos pratos mais conhecidos da culinária peruana. A receita é baseada em peixe cru ou camarão marinado em suco de limão, ou lima ou outro cítrico. 

Por ser um prato leve, é ideal para ser servido como aperitivo. Além disso, permite diversos tipos de acompanhamentos e temperos, para agradar os mais diferentes paladares. A seguir, você confere sua história e uma receita deliciosa de ceviche peruano para fazer em casa. 

História do ceviche

A história do ceviche remonta a épocas pré-colombianas. Anteriormente à colonização, já se comiam peixes crus temperados com ají na região que depois viria a se tornar o Peru.

Os antigos nativos consumiam o peixe, muitas vezes, ainda vivo, logo após ou ainda em meio à pescaria, um hábito que se mantém em boa parte das comunidades pesqueiras de toda a costa do Pacífico.

Depois, com a colonização espanhola, os peixes crus passaram a ser marinados em sucos cítricos. Também foram acrescentados dois elementos importantes à receita: o limão e a naranja agria ou laranja azeda, assim como a cebola, outro ingrediente essencial ao ceviche.

Receita de ceviche clássico peruano

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

Milho cozido

  • 1 espiga de milho
  • ½ litros de água
  • 1 pitada de sal

Batata-doce cozida

  • 1 batata-doce
  • ½ litros de água
  • 1 pitada de sal

Ceviche

  • 280 g de peixe branco
  • 1 colher (café) de sal
  • ¼ de pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas bem finas
  • 2 pedras de gelo
  • ⅓ de xícara (chá) de suco de limão
  • ¼ de cebola roxa cortada em plumas
  • 6 folhas de coentro picadas

Modo de preparo:

Milho cozido

Corte a espiga de milho em rodelas e cozinhe-as em água com uma pitada de sal por cerca de 20 minutos. Tire-as do fogo, escorra e reserve.

Batata-doce cozida

Descasque a batata-doce e corte-a em bastões. Coloque-os em uma panela com água fria e com uma pitada de sal. Leve ao fogo e, quando a água começar a ferver, deixe cozinhar por mais 10 minutos. Tire do fogo, escorra e reserve.

Ceviche

Corte o peixe em cubos de aproximadamente dois centímetros e coloque-os em uma tigela grande. Adicione o sal e a pimenta dedo-de-moça e misture bem. Depois junte o gelo e o suco de limão para começar o processo de cocção. Acrescente a cebola e o coentro e mexa continuamente por 4 minutos. Prove e adicione um pouco de água, se necessário, para equilibrar a acidez. Por último, acerte o sal. Então, sirva com os bastões de batata-doce e as rodelas de milho.

Mais notícias como essa

Comportamento

No inverno, dá muita vontade de passar o dia inventando coisas divertidas em casa mesmo, né? Veja opções para fazer na estação

Receitas

Cada um dos tipos de banana pode ser melhor para determinados usos ou dependendo do seu gosto; confira as características dos mais comuns

Beleza

A leitura e compreensão das informações que constam nas embalagens é fundamental para evitar problemas durante o uso de produtos cosméticos

Saúde

Sensação de cansaço excessivo na menopausa é um sintoma comum, mas que exige atenção em alguns casos