Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Chá de boldo: confira vantagens
Chá de boldo: confira vantagens - Shutterstock

Receitas

Chá de boldo pode ser aliado para tratar doenças; entenda

O chá de boldo pode auxiliar na prevenção e cura de problemas de vesícula, gastrite, intestino, fígado, entre outros

Você já conhece os poderes de cura e prevenção de doenças do chá de boldo? Pois é! Essa bebida pode ajudar de diversas formas na saúde e seu uso vem crescendo graças ao crescimento do interesse pela medicina natural e alternativa.

De acordo com Fernanda Maniero, que é coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, a planta, cujo nome científico é Peumus boldus, já é usada há séculos com esse objetivo. No início, o boldo aparecia no tratamento de luxações e dores reumáticas, por exemplo.

Já a partir de 1869, o boldo também começou a ter uso na Europa como hepatoprotetor, estomáquico, antiedematoso, antissifilítico e até para casos de otites. E esses nem são todos os benefícios do chá de boldo, viu?

“Essa rica planta medicinal auxilia no tratamento de problemas de saúde como: vesícula, gastrite, atua como um relaxante para os sistemas digestivos, regularizando seu funcionamento, assim como é bom para cálculos biliares, cistite, reumatismo, estimulante da digestão e especialmente para o tratamento da colelitíase com dor”, diz Fernanda.

Cuidados no uso

Apesar de todas as vantagens, é preciso atenção para não exagerar no uso do boldo. “O uso prolongado ou inadequado pode levar à intoxicação hepática, causando desconfortos como vômitos, náuseas e diarreia”, explica a especialista.

Além disso, mulheres grávidas, em amamentação, bebês, crianças, pessoas com hepatite aguda, inflamação das vias biliares, pedra na vesícula, pancreatite e câncer da bile ou fígado não devem consumir o chá, segundo Fernanda. Por isso, é sempre bom procurar um profissional antes de incluir o chá de boldo na dieta.

Outros chás

O chá de boldo não é o único com benefícios para a saúde e bem-estar. Na verdade, vários deles têm as suas vantagens nesse sentido. Existem aqueles que desintoxicam, como o de hortelã, os que acalmam, como o de camomila, os que ajudam na dieta, como o chá-verde… Então, vale dar aquela pesquisada para ver chás que podem te ajudar a ter mais saúde e bem-estar no dia a dia.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais