Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A sua Páscoa não precisa ficar sem chocolate
A sua Páscoa não precisa ficar sem chocolate - Foto: Shutterstock

Receitas

Aprenda a deixar o chocolate mais saudável para comer sem culpa na Páscoa

É possível incluir o chocolate na sua alimentação, mesmo de dieta; nutróloga dá dicas de como saborear doces sem fugir do foco!

Está aberta a temporada de Páscoa e é difícil encontrar quem consegue resistir as tentações do momento. Afinal, o chocolate é uma das invenções mais saborosas já criadas. Porém, para quem está tentando emagrecer, pode bater aquela culpa de fugir da dieta nessa época do ano. Assim, que tal buscar alternativas para comer sem culpa e não se perder na dieta na época mais doce do ano?

Segundo a nutróloga Ana Luisa Vilela, médica especialista em emagrecimento, uma das alternativas para substituir o chocolate e comer algo gostoso sem medo na Páscoa é a alfarroba. “Ela é uma fruta que cada vez mais ganha adeptos para substituir o chocolate já que, por ser naturalmente mais doce, é muito utilizada no preparo de bombons, ovos de Páscoa, mousses e bolos. Além de possuir fibras, antioxidantes, baixas quantidades de gordura e açúcar, ainda não contém cafeína e nem glúten na composição”, explica a profissional.

A médica fala ainda que além das versões de doces de alfarroba prontas para consumo, ainda é possível criar receitas substituindo o chocolate pela fruta em uma proporção de 1 para 1. Ou seja, na hora de colocar uma medida de chocolate na receita, basta trocar pela mesma quantidade de alfarroba.

Agora se mesmo em processo de emagrecimento você não abre mão do chocolate, Dra. Ana Luisa explica que existe saída. É possível optar por versões como a 70% cacau. Essas são opções um pouco mais amargas, mas bem mais saudáveis!

Analise os rótulos antes de comprar

A nutróloga também explica que não é necessário riscar o chocolate da dieta. Nesse sentido, vale a pena ter cuidado apenas com qual versão e analisar bem os rótulos. “As versões 70% cacau são uma boa alternativa. Vale ainda colocar o chocolate no freezer congelado em pequenos pedacinhos, assim ele vai demorar mais para derreter na boca e proporciona saciedade na lentidão exata que o cérebro precisa para enviar um sinal de que o doce já foi consumido na medida certa e sem exageros”, comenta Dra. Ana.

Além disso, ela conta que é preciso ficar de olho nos rótulos das versões de chocolate diet, que apesar de não conter açúcar na composição, podem ser altamente calóricos pela quantidade de gorduras. “Ao checar a tabela de ingredientes, o primeiro que aparece deve ser cacau, e não a manteiga, e ele ainda precisa mencionar que o produto é de baixa caloria”, alerta.

Afinal, qual a melhor opção?

Tanto a alfarroba quanto os chocolates 70% cacau são ótimas opções para a Páscoa, desde que não seja uma quantidade exagerada. Por sua vez, existem grandes diferenças entre essas duas alternativas, então pode ser interessante conhecê-las para entender qual é a melhor opção no seu caso.

“O que mais diferencia esses dois produtos é a quantidade de dois de seus componentes. O cacau, presente no chocolate 70%, concentra 23% de gordura e a alfarroba possui apenas 0,7%. Por outro lado, o cacau é mais pobre em açúcar (5% de sua composição), enquanto o alfarroba possui entre 38% e 45% de sacarose, glicose e frutose”, diz a médica.

E para te ajudar, a especialista lista essas e outras diferenças importantes entre a alfarroba e o cacau. Confira a seguir:

Alfarroba

  • Tem o dobro da quantidade de cálcio em comparação com o cacau;
  • É livre de um composto desencadeador de enxaqueca;
  • É livre de cafeína e gordura.

Cacau

  • Contém ácido oxálico, que interfere na absorção de cálcio;
  • Pode causar enxaquecas em algumas pessoas É rico em sódio e gordura.

E aí, já escolheu qual opção você vai saborear nesta Páscoa?

Mais notícias como essa

Saúde

Oftalmologista explica o que é glaucoma, quais são os principais sintomas e como tratar a condição

Beleza

Profissional lista cuidados para manter a saúde e beleza dos cabelos mesmo após procedimentos que podem danificá-los

Finanças e Empreendedorismo

Com o término do prazo para declaração do Imposto de Renda se aproximando, especialista esclarece as dúvidas comuns sobre o assunto

Estilo de Vida

As simpatias para o amor conseguem atrair pretendentes, ajudar o rolo a virar namoro e até fazer aquele alguém especial pensar em você