Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Aprenda a cortar cebola sem chorar
Aprenda a cortar cebola sem chorar - Shutterstock

Receitas

Como cortar cebola sem chorar? Veja dicas infalíveis!

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema

Umas mais e outras menos, porém a maioria das pessoas sentem alguma ardência nos olhos ao cortar cebola – e algumas chegam até a lacrimejar. Isso pode incomodar bastante, especialmente para quem sente a reação de uma forma mais forte e tem ter que fazer pausas no meio da tarefa.

Muitas pessoas, inclusive, se perguntam por que isso ocorre. Afinal, a cebola não faz chorar quando está lá parada sem ninguém mexer, apenas quando você começa a cortar o legume. A resposta para essa dúvida é que o ingrediente possui certos compostos que se misturam quando suas paredes se rompem e produzem o ácido sulfúrico. É ele que traz o ardor na vista.

Para se defender, as glândulas lacrimais começam a produzir mais lágrimas, e por isso, alguns até choram nesse momento. O problema é que as lágrimas também reagem com os gases, formando mais ácido.

Então cortar cebola sem chorar é impossível? Não exatamente! Você pode usar alguns truques simples que são infalíveis para diminuir ou até acabar com esse problema.

Veja:

Faca afiada

Quando se usa uma faca que já não está tão bem afiada para cortar a cebola, além de ser mais difícil, isso ainda esmaga as camadas do ingrediente. Com isso, o gás é liberado em maior quantidade. Ou seja, use um afiador de facas (ou invista em um, se não tiver) e o problema já vai melhorar bastante. Só cuidado para não se machucar acidentalmente com o item afiado!

Truque da água gelada

A água é capaz de evitar que os olhos ardam tanto ao cortar cebola. Então, deixe o ingrediente de molho em água gelada por aproximadamente 30 min antes de ir para essa tarefa. Se conseguir cortá-lo com ele ainda dentro do líquido ou com água corrente caindo nele, também vai ajudar.

Truque da água na boca

Ainda em relação à água, há outro truque que você pode tentar para não chorar cortando cebola. Basta encher sua boca de água e deixar o líquido lá enquanto realiza a tarefa.

Parece uma ideia meio maluca, né? Contudo, funciona. Dessa forma, o gás que a cebola libera vai reagir com essa água, e não com os seus olhos. Pela mesma razão, molhar as mãos antes de começar pode ser bom, já que o gás vai reagir com o líquido nas suas mãos.

Ventilador ligado

Por fim, ligar o ventilador na hora de cortar cebola também é uma solução. O vento vai levar o gás embora, sem deixar ele ficar muito tempo perto do seu rosto, irritando seus olhos e fazendo você chorar.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Pets

Entenda como os gatos se comunicam com você e com outros pets mesmo sem usarem palavras, apenas com sons e a linguagem corporal