Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cada um dos tipos de feijão têm os seus benefícios
Cada um dos tipos de feijão têm os seus benefícios - Shutterstock

Receitas

Conheça 4 tipos de feijão e os seus benefícios para a saúde

Preto, branco, carioca, vermelho… todos os tipos de feijão têm os seus benefícios específicos na dieta; saiba quais são eles

Se tem uma coisa da qual os brasileiros não abrem mão, é do arroz com feijão quase todo dia no almoço, não é mesmo? E, no caso do feijão, ele ainda pode aparecer em outros momentos, como em formato de sopa para o jantar. Isso sem contar a feijoada, um dos pratos mais típicos brasileiros. Assim, esse alimento está realmente muito presente na mesa das famílias do país.

Quais tipos de feijão são mais comuns, porém, pode depender da região. Em São Paulo, por exemplo, vê-se muito o marrom, enquanto no Rio de Janeiro o preto está mais presente. Há ainda os feijões vermelho e branco, que aparecem mais em certos pratos e áreas.

Entretanto, você sabia que o melhor mesmo pode ser dar uma variada entre os tipos de feijão ingeridos? Isso mesmo! Afinal, cada um deles tem as suas vantagens diferentes para o organismo, então consumir todos eles vai te garantir mais benefícios.

A seguir, a Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, reuniu uma série de informações relevantes sobre esses grãos, como suas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde. Veja:

Feijão preto

Utilizado principalmente na tradicional feijoada, o feijão preto é mais consumido nas regiões sul e sudeste. Possui grãos pequenos e é muito comum também na culinária mexicana, em pratos como chili e burritos.

Com sabor mais intenso, o feijão preto é a variedade mais rica em ferro, possui grandes concentrações de magnésio e ácido fólico, além de pequenas quantidades de ômega 3 ― substância que eleva o bom colesterol (HDL) e protege o coração.

Feijão carioca (ou marrom)

Esse é um dos mais consumidos no Brasil, com seu formato arredondado. Tem cozimento rápido e costuma ir junto com o arroz e acompanhar carnes vermelhas, frango ou peixes.

Uma das suas maiores vantagens é que ele é uma boa fonte de cobre e molibdênio, mineral responsável pelo metabolismo saudável. Também contém fitonutrientes, que ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, como o de estômago. Seu alto teor de fibras auxilia ainda no trato intestinal.

Feijão branco

Bem presente na região sudeste, o feijão branco tem grãos alongados e faz parte de sopas, saladas e cassoulets.

Tem muitos minerais, como zinco, cálcio, magnésio e ferro. Sua alta quantidade de antioxidantes diminui o envelhecimento das células, melhora a aparência da pele e fortalece o organismo, aumentando a imunidade.

E ele ainda pode ser um aliado no emagrecimento, viu? Isso porque é rico em faseolamina, nutriente que dificulta a absorção do carboidrato transformado em açúcar, que seria absorvido e estocado em forma de gordura.

Feijão vermelho

Esse feijão de grãos avermelhados e maiores do que os dos tipos preto e carioca fica muito bem junto com saladas e carnes. Aparece ainda em sopas da culinária francesa.

Tem grande presença da vitamina K, essencial para proteção do sistema nervoso contra os danos dos radicais livres. Seu consumo ainda está atrelado à redução da enxaqueca e dos cálculos renais.

Isso sem contar que é outra boa opção para quem está de dieta, uma vez que dá bastante saciedade.

Mais notícias como essa

Moda

Confira aqui algumas dicas para incorporar o jeans ao seu visual e criar looks incríveis com diferentes peças!

Casa & Decor

Algumas pessoas, especialmente as iniciantes nos cuidados com plantas, têm dificuldade em saber quando elas podem estar morrendo

Beleza

Com o inverno chegando, chegou a hora de montar um nécessaire ideal para a estação, com todos os itens indispensáveis em um clima mais...

Estilo de Vida

Procedimento famoso no TikTok ajuda a relaxar e tratar problemas capilares como caspa e excesso de oleosidade