Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba quais alimentos podem melhorar a sua produtividade
Saiba quais alimentos podem melhorar a sua produtividade no dia a dia - Foto: Shutterstock

Receitas

Conheça 4 alimentos que podem te ajudar a melhorar sua produtividade

Especialista em nutrição lista alguns alimentos superpoderosos que vão te ajudar a ter uma produtividade maior

Uma alimentação desequilibrada pode afetar a produtividade no trabalho, sabia? Isso porque a deficiência de alguns nutrientes pode levar a níveis mais baixos de energia, diminuição da eficácia mental e redução da capacidade de pensar com clareza, o que pode nos prejudicar muito, principalmente no dia a dia.

Por isso, é importante consumir alimentos e bebidas saudáveis de forma consistente ao longo do dia. Mas você sabia que existem alimentos que podem te ajudar a melhorar na produtividade? Isso mesmo! Batizados como “superalimentos”, eles são os ingredientes ideais para te ajudar nesse sentido.

Vale lembrar que, mesmo sendo um superalimento, nenhum deles pode oferecer sozinho um determinado nutriente, os benefícios para a saúde e a energia de que precisamos para nos nutrir. Portanto, apostar na variedade é essencial.

E para te ajudar, separamos informações da especialista Manuela Abreu, que é diretora de Nutrição da Nutrium, uma variedade dos chamados superalimentos para você introduzir na sua alimentação. Veja quais são:

Banana

A banana é rica em nutrientes essenciais, como potássio, magnésio, vitamina C, vitamina B6 e fibras. Entre seus benefícios estão a regulação do trânsito intestinal, redução da constipação, manutenção da pressão arterial, aumento na sensação de saciedade, fortalecimento do sistema imunológico e melhora do humor.

Para além disso, as bananas são uma boa fonte de carboidratos de rápida absorção, o que pode ajudar a fornecer energia imediata antes de um treino ou atividade física. Quando você se sentir cansada e lenta à tarde, por exemplo, tomar café ou comer algo açucarado não necessariamente são as melhores opções.

Nesse caso, você pode optar por uma banana! “Seu nível de energia durará mais e você não sofrerá a queda dramática causada pela cafeína ou pelo bolo”, comenta Manuela.

Açaí

O açaí é uma das frutas mais ricas em antioxidantes, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados por radicais livres. Estudos também sugerem que o açaí pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Assim como a banana, o açaí ainda é rico em carboidratos e vitaminas e minerais que podem ajudar a aumentar a energia e a reduzir a fadiga.

É importante lembrar que muitos dos produtos de açaí vendidos comercialmente, como sorvetes e smoothies, contêm açúcar adicionado e outros ingredientes que podem comprometer os benefícios à saúde do açaí. Portanto, é importante escolher produtos de açaí que contenham principalmente a polpa da fruta e que não tenham açúcar adicionado ou outros aditivos, viu?

Castanhas-do-pará

As castanhas-do-pará são uma excelente fonte de selênio, um mineral essencial que atua como antioxidante. Porém, é importante lembrar que o consumo excessivo de selênio pode ser prejudicial à saúde. Então a recomendação é de que seu consumo seja feito com moderação.

Elas também são ricas em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como o magnésio, o fósforo e o zinco. Além disso, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde mental e a produtividade e ainda melhorar a saúde da pele e cabelo.

Batata-doce

A batata-doce é nutritiva e vem acompanhada por uma variedade de vitaminas, minerais e outros compostos vegetais benéficos. Ela é uma boa fonte de carboidratos, que fornecem energia ao corpo, além de vitaminas A, C e B6, além de manganês e potássio.

“A batata-doce contém vários benefícios para a saúde. Melhora a digestão e a regularidade do conteúdo de fibras, mantém a saúde dos olhos e aumenta a imunidade. No geral, é uma opção deliciosa e rica em nutrientes”, comenta a nutricionista. O alimento também pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, manter a saúde dos ossos, reduzir a inflamação e a manter a saúde da pele.

Mais notícias como essa

Saúde

Tratamentos estéticos para tratar manchas e pintas escuras podem acelerar quadro de câncer de pele

Estilo de Vida

Existem várias dicas que você pode seguir para lidar com o seu karma e equilibrá-lo; descubra quais são elas

Receitas

Apesar de a batata ser vista injustamente como um “alimento que engorda”, ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa