Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra os vários benefícios do azeite

Receitas

Conheça os benefícios incríveis do azeite de oliva para a saúde

Ação anti-inflamatória, saúde do coração e benefícios ao cérebro são algumas razões pelas quais o azeite de oliva é essencial na alimentação

O azeite de oliva é um ingrediente muito usado na culinária, tanto para cozinhar quando para finalizar pratos. E, como muitos sabem, ele não é apenas saboroso, mas também saudável – não é à toa que é considerado uma gordura “do bem”. Por isso mesmo, é recomendado ingerir cerca de 30g (ou duas colheres de sopa) de azeite de oliva por dia.

“A melhor maneira de consumir o azeite é in natura, em pratos frios. Pode ser utilizado também para cozinhar, tomando cuidado para que não queime e perca suas propriedades, já que seu ponto de fumaça é menor quando comparado a outros óleos vegetais”, diz a nutricionista Dra. Aline Maldonado F. de Alcântara, consultada pela Josepar, detentora da marca Azeite Nova Oliva.

A seguir, a especialista explica alguns dos principais benefícios do azeite de oliva:

Melhora a saúde cerebral

Primeiramente, estudos recentes, inclusive alguns feitos em Harvard, indicam que o azeite de oliva, por conter polifenóis, consiga prevenir ou até reverter déficits de memória, evitando doenças como o Alzheimer.

“Ele também melhora a ação de dois importantes químicos cerebrais, que são BNDF e NGF. BNDF é uma proteína que estimula a formação de novas células cerebrais, diminuindo efeitos negativos do estresse. Quando esses níveis caem, estão associados ao Alzheimer ou depressão. Já o NGF ajuda em funções dos neurônios e a mantê-los funcionais”, destaca.

Contribui para a saúde do coração

Outro dos benefícios do azeite de oliva é que ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ômega 9, e em polifenóis. Assim, ele ajuda a diminuir e controlar o colesterol ruim (LDL) e a elevar o bom (HDL). Consequentemente, minimiza o risco de doenças cardiovasculares.

Ajuda a controlar diabetes

Ao ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, a nutricionista salienta que o azeite de oliva pode reduzir o risco da resistência à insulina e do diabetes tipo 2.

“Estudos também mostraram resultados em quem já tem o diabetes. Acredita-se que a diminuição da glicose sanguínea com o uso de azeite seja por conta da proteção que ele oferece às células produtoras de insulina no pâncreas”, complementa a Dra. Aline.

Tem ação anti-inflamatória

Por ter propriedades anti-inflamatórias, o azeite de oliva consegue combater toxinas que fazem mal ao organismo.

“Isso contribui para a redução do risco de doenças crônicas como a artrite reumatoide e a síndrome metabólica, uma condição que se caracteriza por uma série de fatores como hipertensão, glicose elevada e excesso de gordura abdominal, típicos de um organismo inflamado”, explica a especialista.

Ajuda a emagrecer

Essa informação pode parecer meio estranha para quem sabe que o azeite de oliva é um tanto calórico. Contudo, se moderado, ele pode sim ajudar no emagrecimento.

“Seguir uma dieta rica em azeite contribui para elevar a capacidade antioxidante e reduzir o peso corporal. Ele possui um efeito saciador, melhora a digestão e a função intestinal e permite substituir outras gorduras menos saudáveis, como a manteiga e óleos vegetais refinados”, conclui a nutricionista.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê