Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O sorvete é uma sobremesa que tem a cara do verão
O sorvete é uma sobremesa que tem a cara do verão - Foto: Shutterstock

Receitas

Dá para tomar sorvete mesmo de dieta? Nutricionista explica

É possível incluir essa sobremesa geladinha de diversas maneiras em uma alimentação saudável; entenda melhor

O verão ainda está longe de acabar! E para muitos, a estação mais quente do ano é sinônimo de praia, piscina e também de alimentos gelados, como o sorvete. No entanto, para quem segue uma alimentação rigorosa, esse alimento pode causar controvérsias devido aos ingredientes e calorias.

Mas isso não significa que o sorvete precisa ser o inimigo da sua dieta. “Limitando a frequência, quantidades e fazendo boas escolhas, não há nenhum problema em tomar um sorvete depois de uma ou outra refeição”, esclarece Beatriz Schwan, nutricionista parceria da Perfetto.

Ricos em proteínas, lipídios, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K, além de cálcio, fósforo e outros minerais, os sorvetes podem trazer vários benefícios para a saúde, basta saber quais deles consumir. Para não ficar na dúvida, Beatriz traz dicas e orienta sobre quais opções podem fazer parte de um plano alimentar saudável!

Prefira os picolés de frutas

Quando se trata de calorias, a melhor opção para se refrescar no calor são os picolés de fruta. “Um picolé de fruta tem em média 70 kcal, enquanto 3 quadradinhos de chocolate 70%, bastante indicado para quem não consegue ficar sem doce, têm entre 120 e 140 kcal. Ou seja, dá para incluir um picolé depois do almoço e outro depois do jantar sem peso na consciência. Principalmente no verão, essa troca é uma boa. Isso porque, além do sabor e nutrientes da fruta quando usada em natura, o picolé ainda ajuda a refrescar o corpo”, recomenda Beatriz.

Um sorvete de massa de vez em quando cai bem

Há quem não consiga abrir mão de um bom sorvete de massa, principalmente se for de chocolate. E, mais uma vez, a nutricionista reforça que, fazendo boas escolhas, não existe problema.

“Por si só o sorvete contém proteína, já que é feito à base de leite. No entanto, algumas opções do mercado são desenvolvidas com soro do leite em pó, o famoso whey protein, especialmente para pessoas que têm uma rotina saudável. Neste tipo de sorvete, uma porção de 200g tem em média 18g de proteína, 58% mais se comparado a um sorvete de chocolate tradicional. Isso é ótimo, já que assim conseguimos unir o útil ao agradável”, comenta Beatriz.

Opte pelo açaí

Outra opção para quem busca manter uma alimentação saudável aliada aos exercícios físicos é substituir o sorvete pelo açaí. Além de versátil e saboroso, seu consumo carrega inúmeros benefícios.

Segundo a especialista, “ele é rico em carboidrato, o que proporciona mais energia para o organismo, sem contar que sua digestão é rápida, o que torna a fruta uma ótima escolha antes dos treinos”. Porém, é preciso tomar cuidado com os acompanhamentos colocados no açaí, já que alguns deles podem aumentar consideravelmente as calorias do alimento. “Por isso, prefira comê-lo puro ou inclua apenas uma pequena porção de frutas in natura”, diz Beatriz.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Beleza

Procedimento proporciona mais sustentação à mama e à prótese de silicone em mamoplastias e mastopexias; especialista explica

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date