Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja o que torna um café de qualidade
Veja o que torna um café de qualidade - Shutterstock

Receitas

Dia Mundial do Café: o que torna um café de qualidade?

Nesse Dia Mundial do Café, entenda o que torna esse item de qualidade e que aspectos observar na hora de escolher um para comprar

Para leigos, os cafés podem até parecer todos iguais, mas isso não poderia estar mais longe da verdade para quem é especialista na bebida. Várias questões, como o tipo dos grãos e a torra, fazem o sabor dele mudar e influenciam na experiência de tomar essa delícia.

Segundo pesquisas, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e está presente em mais de 90% dos lares brasileiros. Não é à toa que existe até um dia para ele, 14 de abril, o Dia Mundial do Café. Mesmo assim, muitas pessoas não sabem exatamente em que aspectos prestar atenção na hora de comprar o produto no supermercado para fazer uma boa escolha.

Quer descobrir o que torna um café de qualidade? Essa questão depende do gosto pessoal de cada um para a bebida, entretanto há algumas dicas básicas e mais gerais que podem te ajudar. Confira a seguir algumas delas nesse Dia Mundial do Café:

Procure por certificações

As melhores marcas de café costumam ter certificações da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Procure por elas para fazer uma escolha mais acertada.

Confira o tipo de torra

Existem três tipo de torra, a fase na qual os grãos de café se tornam secos e prontos para serem moídos – clara, média e escura. Na primeira, o produto final vai ficar mais suave e bem menos amargo. Já a torra média proporciona um maior equilíbrio em vários aspectos da bebida, como corpo, doçura e aroma. A escura, por sua vez, cria um café mais amargo.

Sabendo disso, você consegue escolher melhor o item no supermercado de acordo com as suas preferências.

Compre em quantidades menores

Uma das coisas que torna um café de qualidade é o fato de ele estar bem fresco. E, depois que a embalagem é aberta, ele vai perdendo isso. Tanto é que, mesmo o produto sendo não-perecível, seu aroma e sabor podem começar a se sumir após uns 30 dias.

Dessa forma, comprar embalagens menores é melhor, para que elas não fiquem abertas por tanto tempo.

Prefira os grãos

Se for possível moer em casa, escolha o café em grãos, que preserva melhor o aroma e o sabor. Além disso, pense no tipo do grão – os cafés 100% Arábica são melhores de acordo com os especialistas, têm menos cafeína e um amargor menos forte.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Pets

Entenda como os gatos se comunicam com você e com outros pets mesmo sem usarem palavras, apenas com sons e a linguagem corporal