Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja dicas para um bom cardápio infantil
Veja dicas para um bom cardápio infantil - Shutterstock

Receitas

Veja dicas para montar um cardápio atraente para seus filhos

Confira como restaurantes tornam o cardápio infantil mais atraente e copie esses truques em casa no dia a dia com os pequenos

Muitas vezes, é difícil fazer com que as crianças comam pratos nutritivos e saudáveis, não é mesmo? Afinal, na maioria do tempo, tudo o que elas parecem querer é batata frita, hambúrgueres e pizzas, enquanto o brócolis sempre fica esquecido no canto do prato.

Porém, um fenômeno muito comum e curioso é que, quando estão em um restaurante, as crianças acabam experimentando coisas que não experimentariam em casa e até gostando. Parte disso é, claro, por conta da novidade do local e da situação. Mas existem também alguns truques e “segredinhos” que alguns desses estabelecimentos usam para deixar os pratos “kids” mais atrativos para as crianças.

Quer saber quais são eles? Um grupo de chefs da Unilever Food Solutions preparou uma série de dicas usadas pelos restaurantes, mas que também podem ser aplicadas pelas famílias em casa para encantar o paladar dos pequenos. Veja: 

Como fazer um cardápio saudável e atrativo para seus filhos?

Um prato para agradar o paladar dos pequenos não precisa ser cheio de alimentos gordurosos e doces. Basta criar versões adaptadas e mais atraentes de pratos que já existem no seu cardápio do dia a dia. Confira as dicas:

  • Adicione temperos e texturas: um cardápio atrativo para a criançada deve evitar temperos que fogem do tradicional, como curry, chimichurri, ervas finas, pimenta, entre outras opções muito diferentes. Foque no básico para agradar o paladar infantil, que é mais sensível, e aposte nas opções caseiras e familiares, sem texturas muito diferentes.
  • Aposte em alimentos nutritivos com apresentação lúdica: muitas vezes, os pequenos rejeitam aqueles alimentos mais saudáveis e nutritivos, que são importantes para o seu crescimento. Porém, é aí que entra a criatividade dos pais. Isso porque montar os pratos com aparência mais lúdica ou até parecendo uma pizza, ou outros lanches, mas com vegetais “escondidos”, por exemplo, pode ser a solução.
  • Pense no tamanho das porções: claro que nenhuma criança come tanto quanto um adulto. Por isso, é interessante consultar uma nutricionista que possa calcular a porção certa a oferecer. Assim, as crianças estarão bem alimentadas e o desperdício é evitado. Além disso, não ver todo aquele exagero de comida no prato pode até motivar mais a criança a comer tudo.

Lembrando que, se a criança realmente não gosta de algum alimento, não é legal forçar. Assim, tente descobrir aqueles que ela aceita quando apresentados de forma mais lúdica, escondida ou diferente.

Mais notícias como essa

Moda

Você já pensou nos seus looks de inverno para esse ano? Confira opções de peças para apostar e deixe suas produções ainda mais estilosas

Saúde

Especialista explica passo a passo de exercícios de respiração que são ótimos para a saúde e o bem-estar; confira e pratique

Receitas

Higienização correta dos alimentos é primordial para evitar a intoxicação alimentar e garantir a saúde e o bem-estar

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa