Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Alguns truques fáceis ajudam a descobrir se o ovo está ou não estragado; veja agora as nossas dicas!
Veja dicas para saber se o ovo está podre - Foto: Shutterstock

Receitas

Como saber se um ovo está podre? Confira dicas!

Alguns truques fáceis ajudam a descobrir se o ovo está ou não estragado; veja agora as nossas dicas!

Não tem nada mais decepcionante do que quebrar um ovo e perceber que ele está estragado, não é mesmo? No entanto, existem alguns truques fáceis para descobrir se o ovo está podre e evitar esse contratempo. Confira abaixo algumas dicas simples! 

Dicas para saber se o ovo está podre

1. Faça o teste da lanterna

O teste da lanterna é uma forma fácil de saber se o ovo está podre. Você só precisa encostá-lo na luz direta e observar como ele fica por dentro. Encoste a luz de uma lanterna, que pode ser a que tem no celular, próximo da casca do ovo.

Se o ovo ficar bem iluminado, como se fosse uma lâmpada acesa, significa que ele está fresco e ótimo para o consumo. Agora, se encostar a lanterna na casca e ela permanecer escura, o ovo está estragado. 

2. Faça o teste do recipiente com água

Outra maneira simples de descobrir se o ovo está estragado é colocando-o em um recipiente com água. Antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou em um recipiente fundo com água. 

Se o ovo estiver fresco, vai afundar. Se boiar, ele possivelmente está podre. Isto acontece porque com o passar do tempo o ovo vai perdendo água pelos poros da casca e fica menos denso. 

3. Avalie a gema e a casca

A gema e a casca do ovo também podem indicar que ele está estragado. A presença de gema inconsistente e/ou cascas muito escuras ou manchadas podem mostrar que o ovo está vencido. 

Como evitar que o ovo apodreça?

Na maioria das vezes, o ovo já está estragado quando compramos. Porém, existem alguns cuidados que ajudam a evitar que ovos frescos apodreçam:

  • Evite guardá-los na porta da geladeira: o abre e fecha da porta deixa o alimento mais suscetível à variação de temperatura, o que favorece o crescimento de bactérias.
  • Evite lavar os ovos antes de armazená-los: a água remove a camada protetora natural que ajuda a manter a frescura do alimento e a proteger contra a entrada de bactérias.
  • Verifique a validade do ovo antes de comprar: esteja sempre atento (a) a data de validade impressa na embalagem e evite comprar ovos que já estejam vencidos. 

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento