Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A dieta funcional só traz vantagens!
A dieta funcional só traz vantagens! - Shutterstock

Receitas

Dieta funcional: quais alimentos consumir e por que isso vale a pena

Uma dieta funcional consegue fortalecer a sua saúde e ainda te ajudar a perder peso. Conheça mais sobre esse tipo de alimentação

Um alimento “funcional” é aquele que vai além dos seus nutrientes básicos, trazendo também substâncias bioativas que oferecem benefícios extras para a nossa saúde. Com uma dieta baseada neles, você pode, entre outros benefícios, fortalecer o seu sistema imunológico, aumentar a sua energia e evitar certas doenças crônicas. Além disso, esse tipo de alimentação ainda é bom para quem deseja perder peso, viu?

É válido mencionar que a dieta funcional é vantajosa, mas não faz milagres. “É importante lembrar que os alimentos funcionais não são uma cura para doenças, mas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvê-las e melhorar a qualidade de vida. É sempre importante consultar um nutricionista antes de fazer mudanças significativas na dieta”, ressalta a nutricionista funcional Cris Ribas Esperança.

Mesmo assim, considerando todos os benefícios, é difícil não querer aderir à dieta funcional agora mesmo, não é? Por isso, Cris cita as principais opções de alimentos funcionais para acrescentar na dieta:

Alimentos importantes para uma dieta funcional

Cereais integrais: ricos em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, podem reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.

Frutas e verduras: ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, podem prevenir doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e Alzheimer.

Ômega-3: encontrado em peixes, nozes e sementes, pode reduzir o risco de doenças cardíacas, inflamação e depressão.

Probióticos: encontradas em alimentos fermentados, como iogurte, kefir e chucrute, por exemplo, ajudam a equilibrar a flora intestinal e podem melhorar a digestão, a imunidade e a saúde mental.

Prebióticos: encontradas em alimentos como alho, cebola, alcachofra, aspargos e biomassa de banana verde, alimentam as bactérias benéficas do intestino, melhorando a saúde intestinal e a absorção de nutrientes.

Chá verde: ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas e melhorar a saúde cerebral.

E aí, o que você está esperando para incluir esses alimentos funcionais na sua dieta do dia a dia?

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Beleza

Algumas vitaminas garantem o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos que sofrem com a queda

Beleza

Exposição excessiva a luz azul pode destruir as fibras de colágeno e acelerar o envelhecimento da pele