Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como a erva-mate pode te ajudar na saúde e no treino
Veja como a erva-mate pode te ajudar na saúde e no treino - Shutterstock

Receitas

Erva-mate: conheça os benefícios do ingrediente para a sua saúde

Se você ainda não consome bebidas com a erva-mate, como o chá mate e o chimarrão, esse pode ser o momento de começar; veja dicas

Bebidas como o chá mate e o chimarrão são muito conhecidas em diferentes regiões do Brasil. Mas você sabia que além de fazer parte da tradição de norte a sul, a erva-mate também é benéfica para a saúde? Tudo isso graças a presença das saponinas e teobromina em sua composição.

“Os dois antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam no sistema imunológico, no humor e na resistência insulínica, o que pode ajudar a prevenir diabetes. Outro benefício é o auxílio na oxidação das células de gordura, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue”, aponta Fúlvia Hazarabedian, que é nutricionista.

Além disso, a erva-mate ainda é eficaz na hora de potencializar os treinos. Isso porque, assim como o café, ela traz o efeito termogênico da cafeína, acelerando o metabolismo e fazendo com que o corpo gaste mais energia. Nesse sentido, o consumo de bebidas com essa especiaria podem ser ótimas para a perda de peso.

Porém, antes de incluir a erva-mate na dieta, consulte um profissional, pois ela pode não ser a melhor opção para qualquer pessoa. Quem luta contra a falta de sono ou ansiedade, por exemplo, pode ficar acelerado demais por conta da cafeína.

“Obviamente não é a única ferramenta para quem tem esse objetivo, portanto, consultar um profissional continua sendo a prioridade para quem tem objetivos específicos na dieta ou no treino”, alerta a responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo.

Inclua a erva-mate em receitas

Apesar de ser consumida com regularidade por gaúchos e cariocas como bebida, a erva-mate também pode ser utilizada em receitas. Por isso, para usufruir de seus benefícios, é possível criar pratos onde seu sabor fique mais sutil.

“Qualquer pessoa pode conhecer os benefícios da erva com muita criatividade. Você pode fazer muitas receitas com a erva-mate em pó, como panquecas, bolos, brigadeiros e até mesmo pão. O importante é dosar a quantidade e avaliar o quanto o sabor vai aparecer”, finaliza Fúlvia.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce