Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Alimentos, além de saborosos, oferecem nutrientes essenciais para uma alimentação saudável e nutritiva
Veja os benefícios das frutas exóticas para a saúde - Foto: Shutterstock

Receitas

Frutas exóticas: conheça os benefícios para a saúde

Alimentos, além de saborosos, oferecem nutrientes essenciais para uma alimentação saudável e nutritiva; veja opções de frutas exóticas

Todo mundo já conhece os benefícios de incluir frutas na alimentação diária. Além de saborosas, elas têm vitaminas, minerais e antioxidantes que protegem a saúde e promovem o bem-estar.

No Brasil, temos uma diversidade imensa de frutas, desde as mais tradicionais, como laranja, mamão, morango, manga, banana e muitas outras, até as mais exóticas e não tão conhecidas.

Para que você possa incluí-las no seu cardápio, a nutricionista Lívia Lima, da rede Hortifruti Natural da Terra, trouxe quatro frutas exóticas que merecem nossa atenção pelo seu sabor e variedade de benefícios para a saúde. Confira: 

Mangostin

Mangostin
Mangostin

A fruta originária da Indonésia, possui uma polpa branca, doce e suculenta, e é rica em antioxidantes, vitamina C e propriedades anti-inflamatórias. É fonte de proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês. Além de ser rica nas vitaminas C, B6 e B12.  

Physalis

Physalis
Physalis

De origem latino-americana, a physalis vem da Amazônia e dos Andes. Tem um sabor levemente ácido e doce e ajuda a reduzir o colesterol, controlar os níveis de açúcar no sangue, manter a visão saudável e prevenir o câncer. 

A fruta é rica em vitamina C, vitamina A, fibras, minerais e compostos antioxidantes, com propriedades anti-inflamatórias, sacietogênica, antioxidante, hipoglicemiante, hipocolesterolêmica e laxante.

Pitaya 

Pitaya
Pitaya

Originária do México, a pitaya, também chamada “fruta do dragão”, tem sabor suave e adocicado e é rica em fibras, que ajudam na digestão, além de polifenóis, flavonoides, betacianinas e vitamina C, que atuam como anti-inflamatórios. 

A fruta também é fonte de antioxidantes, que combatem os danos causados pelos radicais livres às células e, por sua vez, o desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer, diabetes e artrite reumatoide. 

Além disso, o alimento é fonte de vitamina C, cálcio, magnésio e fósforo, além de ferro. O mineral é essencial para transportar o oxigênio pelo organismo, prevenindo e melhorando a anemia

Atemoia

Atemoia
Atemoia

Originária da região tropical do Peru, Equador e Colômbia, é um fruto híbrido, derivado do cruzamento da cherimoia com a fruta-pinha ou fruta- do-conde. De sabor doce e bem aromático, é ótima fonte de fibras, vitaminas A e C, potássio e magnésio. 

Por ser uma fruta com ótimas quantidades de fibras, ajuda a diminuir a absorção de gordura no intestino. Isso ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, evitando o surgimento de doenças cardiovasculares, além de prevenir a resistência à insulina e a diabetes.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma