Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira os principais benefícios do kiwi
Confira os principais benefícios do kiwi - Shutterstock

Receitas

Kiwi: conheça os benefícios da fruta

O kiwi tem várias vantagens para a saúde, especialmente para quem pratica exercícios físicos; saiba mais sobre essa fruta

O kiwi foi do sudoeste da China, onde surgiu, para vários outros lugares do mundo, e hoje é muito popular em vários locais. Ele é muito consumido in natura e em saladas de frutas, pode ser colocado no açaí, no poke e em várias outras receitas.

E assim como basicamente todas as frutas, o kiwi tem um grande conjunto de benefícios para o organismo – nesse caso, especialmente para quem faz exercícios físicos. É o que explica a endocrinologista Débora Palos, da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, que lista a seguir as vantagens gerais e para quem treina do kiwi.

Vantagens do kiwi

O kiwi tem baixo teor calórico e é rico em vitamina C, magnésio, fibras solúveis e potássio. Além disso, ele ajuda na fixação do cálcio, na potencialização da absorção do ferro, no acréscimo da defesa do organismo e na melhora da constipação intestinal. Porém, essas são apenas as vantagens mais conhecidas da fruta.

Segundo Débora, o kiwi também tem alta carga de antioxidantes, ou seja, substâncias que combatem danos e envelhecimento precoce das células. Com isso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, reduzir os níveis de pressão e melhorar o perfil lipídico.

Se você consumir regularmente kiwi uma hora antes de dormir, também há benefícios para o sono, que vai ter uma maior eficácia e duração.

O kiwi no treino

O kiwi tem vários benefícios para quem se exercita. “Ele melhora a qualidade do sono devido à combinação de antioxidantes, potássio e serotonina, que está relacionado à melhor performance do treino e à sua composição de vitaminas e carboidratos, que ajuda a dar energia para os treinos. Seu conteúdo antioxidante também ajuda no combate de radicais livres, melhorando sua recuperação pós-treino. Além disso, ajuda a evitar cãibras por possuir magnésio”, enfatiza Débora.

O consumo de kiwi é muito benéfico, tanto para um atleta amador quanto para um profissional. Sobre o momento de consumir a fruta, vai depender da sua meta com ela. “Consumindo antes do treino pode-se obter energia para uma melhor performance. Se for consumido após, traz uma recuperação melhor e mais rápida”, detalha a profissional.

Quem pode comer kiwi?

O kiwi não traz iscos, então a maioria das pessoas podem consumi-lo sem medo, não havendo grandes restrições. “Por ter poucas calorias, pode ser consumido por quem quer controle de peso, por exemplo. Além disso, os diabéticos podem consumir com moderação devido seu índice glicêmico e o teor de fibras em sua composição”, diz a especialista.

Assim, só quem não pode comer kiwi é quem tem alergia à actinidina, presente na fruta. Esse alérgeno pode causar sintomas, como coceira na garganta, língua inchada, chiado, dor abdominal e entre outros.

Fora isso, só vai haver algum problema se o consumo for exagerado. “O indicado é consumir uma unidade da fruta por dia ou três vezes na semana e alternando com outras frutas. Porém, já existem estudos que comprovam a relação da redução da pressão arterial com o consumo de três unidades da fruta por dia. Por isso, sempre precisa orientação de um profissional para adequar as quantidades para cada indivíduo e para cada objetivo”, garantiu Débora.

Fonte: SportLife

Mais notícias como essa

Receitas

Rico em vitaminas, minerais e fibras, inhame ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle das cãibras e melhora a saúde intestinal

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Moda

O inverno já chegou e é a hora de usar aqueles casacos e jaquetas lindos; veja quais são as tendências da moda inverno neste...