Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Presente em frutas, verduras e legumes, o carboidrato desempenha diversas funções no organismo, sendo fundamental para a saúde
Médico esclarece mitos sobre o consumo de carboidratos - Foto: Shutterstock

Receitas

Alface tem carboidrato? Veja alguns mitos sobre o nutriente

Presente em frutas, verduras e legumes, o carboidrato desempenha diversas funções no organismo, sendo fundamental para a saúde

Você sabia que a alface tem carboidrato? Pois é! Para quem pensa que ele se faz presente somente em pães, massas e tudo o que contém farinha branca, está muito enganado.

O carboidrato é um macronutriente responsável por fornecer energia ao nosso corpo, sendo encontrado em alimentos como legumes, frutas e cereais, explica o endocrinologista Cristiano Merheb, especialista em emagrecimento.

“Fonte de energia para o nosso organismo, os carboidratos apresentam qualidade nutricional diferente entre eles. São subdivididos entre simples e complexos. O primeiro é absorvido facilmente pelo corpo, enquanto o segundo demanda de um processo mais lento”, comenta o especialista do Espaço Merheb.

Os principais alimentos com pouco carboidrato são algumas frutas e vegetais, como a alface. Por isso, é importante fazer escolhas certas e ingerir a quantidade recomendada pelo seu médico, para não ganhar aqueles quilos indesejados. A deficiência desse nutriente pode causar dor de cabeça e mau humor, além de mau hálito

“Para quem segue um plano alimentar com pouco carboidrato, é importante priorizar os que sejam ricos em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue e a diminuir a ingestão de alimentos”, pontua Merheb.

Carboidrato bom para a saúde 

A distinção entre um carboidrato bom e um ruim normalmente considera a qualidade dos macronutrientes e o valor nutricional oferecido por eles. 

Apesar de serem fundamentais para o funcionamento do organismo, alguns tipos de carboidratos podem ter impactos negativos na saúde, como pães, bolos, refrigerantes e tudo que contém açúcar refinado. 

Os carboidratos bons são aqueles que se encaixam na categoria de carboidrato complexo. Eles são mais nutritivos e apresentam uma absorção mais lenta, dessa forma, mantêm a sensação de saciedade por mais tempo.

Diabetes x carboidratos

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) classifica o carboidrato como o grande combustível do organismo, pois fornece a maior parte da energia necessária para a manutenção das atividades e o funcionamento do cérebro. Após ingerido, é rapidamente convertido em glicose, exceto as fibras.

Por isso, ele não deve ser totalmente eliminado do cardápio, devendo fazer parte da alimentação até para quem tem diabetes. No entanto, assim como as que não têm a doença, mas que prezam pela qualidade de vida, deve-se optar por opções menos processadas e refinadas, mais nutritivas e benéficas para a saúde.

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez