Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Ovos frescos: veja dicas para escolher e armazenar melhor o alimento
Consumidor deve estar atento ao comprar ovos no supermercado - Foto: Shutterstock

Receitas

Ovos frescos: veja dicas para escolher e armazenar melhor o alimento

Nutricionista afirma que é preciso estar atento à sua produção e conservação para garantir todos seus benefícios para a saúde

Prático, versátil e acessível, o ovo é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção de ovos de galinha em 2022 foi superior a 52 bilhões de unidades, e o consumo nacional atingiu a marca de 241 ovos por habitante. Nesse cenário, a alta demanda requer atenção dos consumidores nas gôndolas. 

A nutricionista do Instituto Ovos Brasil, Lúcia Endriukaite, explica que a casca do ovo funciona como uma embalagem natural que protege o conteúdo interno, tornando seu prazo de validade um pouco maior do que outros alimentos de origem animal. 

“Mesmo com a sua conservação natural mais alongada, alguns cuidados devem ser tomados na hora da compra dos ovos. Afinal, fissuras, rachaduras e sujidades comprometem a qualidade do ovo e colocam em risco o consumo”, revela. 

Ainda conforme a especialista, existem três etapas necessárias para certificar que a compra estará protegendo o consumo e a qualidade do produto. São elas: 

Na embalagem: 

  • Verificar a data de validade;
  • Verificar se a embalagem está seca e não foi armazenada próximo a produtos com cheiro forte;
  • Buscar pelo selo de inspeção que pode ser federal, estadual ou municipal,
  • Comprar sempre em estabelecimentos de sua confiança. 

Nos ovos: 

  • Devem estar íntegros, isto é, sem fissuras ou rachaduras,
  • Devem estar limpos e sem sujidades. 

Conservação

Principalmente depois da pandemia, as pessoas adquiriram o hábito de lavar as compras antes de armazená-las, sobretudo os alimentos. A nutricionista esclarece que os ovos não exigem esse tipo de cuidado

“O ovo apresenta cerca de 10 mil poros, ao lavar a casca fica úmida e pode ocorrer o crescimento de microrganismos que podem penetrar no ovo através dos poros, interferindo em sua qualidade”, conta Lúcia.

Já para se certificar da sua pureza, o ovo deve passar por um processo térmico para eliminação de todos os microrganismos. Em relação ao armazenamento, é importante lembrar que a cada dia que passa o ovo envelhece. Por isso, ele precisa estar bem armazenado para garantir seu “frescor”.

Dessa forma, o recomendado é retirar os ovos da embalagem e guardá-los dentro ou fora da geladeira. Nesse caso, o alimento deve permanecer em um local seco, fresco, arejado e longe de odores por 10 dias. Agora, se for mantê-lo sob refrigeração, procure consumi-lo dentro da validade indicada na embalagem.

O Guia da Cozinha separou algumas dicas de como preparar ovos e variar o consumo do alimento. Veja as dicas no vídeo:

Mais notícias como essa

Saúde

Nutricionista explica os benefícios e lista alimentos que contribuem com a reposição de colágeno no organismo

Receitas

Quer comer bastante proteína, mas cansou do ovo? Veja outras fontes desse nutriente que podem ser substitutos do ingrediente

Saúde

Especialista dá dicas para aproveitar as festas juninas de forma equilibrada e manter a dieta saudável

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!