Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
PANCs: saiba o que são e como incluir no cardápio
As PANCs são ricas em nutrientes e vitaminas - Foto: Shutterstock

Receitas

PANCs: saiba o que são e como incluir no cardápio

Confira os benefícios das PANCs e conheça alguns exemplos de espécies para incluir na sua alimentação diária

As PANCs, plantas alimentícias não convencionais, são espécies que não fazem parte da nossa alimentação, embora sejam excelentes fontes de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

As PANCs, geralmente, surgem de forma espontânea na natureza, uma vez que nascem e se desenvolvem sem maiores cuidados culturais. Muitas delas, inclusive, são descartadas por serem confundidas com pragas e ervas daninhas. 

Para saber mais sobre esses alimentos e incluí-los no cardápio diário, o Alto Astral consultou a médica nutróloga especialista em emagrecimento, Dra. Ana Luísa Vilela, que listou exemplos de PANCs, bem como os seus benefícios para a saúde. Confira!

1. Azedinha

Também chamada de erva-vinagreira, é uma das PANCs mais famosas. Ela é rica em vitamina C e antioxidantes, possui um sabor ácido característico e seu consumo pode ser tanto cru quanto cozido, em sucos, saladas, refogados, massas e sopas.

2. Peixinho

Suculenta e de cor verde-prateada, costuma-se consumir a PANC frita ou empanada, em pratos elaborados ou como petiscos. De acordo com a especialista, ele é fonte de vitaminas C e K, que auxiliam na melhora da imunidade e da coagulação sanguínea. 

3. Ora-pro-nobis

Popular no estado de Minas Gerais, a planta é uma ótima fonte de fibras, proteínas e vitaminas, além de possuir um alto teor de proteína. As folhas e o caule da ora-pro-nobis podem ser consumidos em saladas, refogados, omeletes, massas e sucos.

4. Taioba

A taioba, também chamada de orelha de elefante por conta do formato de suas folhas, possui preparo similar ao da couve. A planta é fonte de vitamina C, cálcio, fósforo e magnésio, que ajudam no combate ao envelhecimento precoce, aumentam a imunidade e previnem doenças do coração. 

5. Folha de beterraba

Muitas pessoas consomem a beterraba em si, mas a sua folha também pode ser consumida. A nutróloga conta que o alimento é rico em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. A folha de beterraba pode ser consumida em sucos e saladas.

Mais notícias como essa

Saúde

Oftalmologista explica o que é glaucoma, quais são os principais sintomas e como tratar a condição

Beleza

Profissional lista cuidados para manter a saúde e beleza dos cabelos mesmo após procedimentos que podem danificá-los

Finanças e Empreendedorismo

Com o término do prazo para declaração do Imposto de Renda se aproximando, especialista esclarece as dúvidas comuns sobre o assunto

Estilo de Vida

As simpatias para o amor conseguem atrair pretendentes, ajudar o rolo a virar namoro e até fazer aquele alguém especial pensar em você