Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra os benefícios da pera para a saúde
Descubra os benefícios da pera para a saúde - Shutterstock

Receitas

Pera: confira seus benefícios e motivos para incluir na dieta

A pera é um alimento não tão falado, mas que tem diversos benefícios para a saúde; veja as principais vantagens da fruta

A pera é muito apreciada por conta de seu sabor suave e adocicado. Seja a Williams, a D’Anjou, a portuguesa ou a asiática, essa fruta agrada a uma grande quantidade de pessoas, apesar de não ser tão comum nos lares brasileiros quanto a banana ou a maçã, por exemplo.

Mas você sabia que não é apenas pelo gosto que a pera deveria entrar na sua dieta? Essa fruta deliciosa também é repleta de benefícios para a saúde que vão desde vantagens para o coração até ajuda no controle do peso.

E o alimento ainda pode ser consumido de diversas formas, como in natura ou em variadas receitas, então é mais fácil comê-lo várias vezes na semana sem enjoar do sabor.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios da pera e as diversas maneiras de consumi-la para começar a adicionar essa fruta incrível mais vezes na sua alimentação?

Benefícios da pera

De acordo com informações das nutricionistas Valéria Amorim e Rita Novais, os benefícios da pera são vários, incluindo:

  • É rica em fibras: a pera é uma excelente fonte de fibras dietéticas, tanto solúveis quanto insolúveis. As fibras ajudam na digestão, prevenindo a constipação, reduzindo o risco de doenças cardíacas e controlando os níveis de açúcar no sangue
  • É fonte de antioxidantes: a pera contém antioxidantes, como vitamina C e flavonoides, que ajudam a combater os danos dos radicais livres no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e doenças neurodegenerativas
  • Promove a saúde do coração: a fruta pode ajudar a reduzir o colesterol LDL (ruim), controlar a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardiovasculares
  • Melhora a saúde digestiva: devido ao seu teor de fibras, a pera ajuda a promover a saúde digestiva, prevenindo a constipação e promovendo movimentos intestinais regulares
  • Auxilia na saúde da pele: por ser rica em vitamina C e A, a fruta contribui com uma pele saudável e ajuda na imunidade
  • É rica em potássio: isso favorece o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue. Também ajuda na eliminação do excesso de sódio do organismo, evitando a pressão alta

E no emagrecimento?

Apesar de todos os benefícios da fruta, muitas pessoas se perguntam se a pera também é recomendável para quem quer emagrecer. Ainda mais com o seu gosto docinho, que faz pensar que ela pode ter açúcar demais e engordar.

Porém, Rita explica que a fruta pode, sim, ajudar a reduzir o peso. “O consumo da pera é indicado para quem quer perder peso devido ao baixo valor calórico. Por conta de o alimento ser rico em água, vitamina, minerais e fibras, ele confere saciedade, podendo ser ingerido entre o horário das refeições, evitando desta forma o consumo de guloseimas”, explica.

Valéria complementa que, além de ter apenas cerca de 100 calorias em uma unidade média, a fruta tem um índice glicêmico relativamente baixo. Dessa forma, não causa picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue, o que é importante para controlar os desejos por comida e manter os níveis de energia estáveis ao longo do dia.

Vale lembrar que nenhum alimento emagrece sozinho, sendo necessária uma dieta equilibrada. Todavia, a pera pode ser um dos elementos nessa alimentação.

Há contraindicações?

Geralmente, não há contraindicações, ainda mais considerando todos os benefícios da pera, desde que o consumo seja sem exageros. Valéria destaca, contudo, que há pessoas que têm alergia à fruta, apesar de ser raro.

“As reações alérgicas podem variar de leves a graves e podem incluir sintomas como coceira na boca, inchaço, erupções cutâneas, dificuldade respiratória ou anafilaxia em casos extremos. Se você suspeitar de uma alergia à pera, é importante evitar o consumo e procurar orientação médica”, diz.

Ademais, há quem sinta certo desconforto digestivo, como inchaço ou gases, ao consumir o alimento, especialmente quem é sensível a fibras ou frutanos. Isso geralmente pode ser contornado mastigando bem a pera e escolhendo unidades maduras.

Formas de consumir

Existem várias formas de ingerir a pera e aproveitar todos os benefícios da fruta. “Pode ser in natura, na forma de doce, geleia, purês e na salada”, sugere Rita.

Para Valéria, o alimento também fica bom em pratos salgados. “Ela pode ser cozida em pratos salgados, como assados de carne ou pratos de frango. Seu gosto suave e doce complementa bem uma variedade de sabores”, explica.

Lembre-se apenas de pensar bem nos outros ingredientes que vai colocar junto com a pera. Em doces, por exemplo, a fruta pode acabar indo junto com coisas não tão saudáveis para consumo diário.

Mais notícias como essa

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce