Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba diferenciar os pimentões verde, amarelo e vermelho
Saiba diferenciar os pimentões verde, amarelo e vermelho - Foto: Shutterstock

Receitas

Pimentão verde, amarelo e vermelho: saiba diferença entre as hortaliças

As diferentes cores de pimentão trazem sabores e características na culinária; saiba como usar cada um nas suas receitas

Os pimentões são todos deliciosos e fazem muito bem para a saúde. Versáteis e cheios de aroma, eles fortalecem o sistema imunológico e ajudam na prevenção do câncer, além de terem outros benefícios dependendo da cor. Mas você sabe o que faz um pimentão ser verde, vermelho ou amarelo?

Ao contrário do que parece, as variações de pimentão não são necessariamente hortaliças diferentes. Isso significa que a diferença de cor se dá apenas porque são estágios diferentes do mesmo alimento, dependendo do quão maduro ele está.

Enquanto o pimentão verde é aquele que ainda não amadureceu, o vermelho e o amarelo já estão maduros. Além disso, a cor da hortaliça não faz diferença apenas na sua aparência, mas também em seu sabor e características.

Por isso, cada um deles pode ser melhor para um tipo de receita. Quer saber mais sobre isso? Veja a seguir:

Diferenças entre os pimentões

Cada pimentão possui componentes químicos diferentes, o que modifica sua cor e sabor.

  • Pimentão verde: por não ter amadurecido ainda, ele tem um gosto mais forte, levemente picante e “azedinho”. Também é o que tem menos calorias, então é ideal para quem faz dieta. Porém, pode ser mais indigesto para algumas pessoas.
  • Pimentão amarelo: tem um sabor mais suave e é o mais rico nutricionalmente.
  • Pimentão vermelho: entre os três, é o com gosto mais doce.

Usos para cada cor de pimentão

Por conta dessas diferenças, cada pimentão pode ser mais adequado para um tipo de receita. O verde, por exemplo, fica bom em saladas ou como acompanhamento para carnes. Só não se esqueça de retirar suas sementes e a parte branca interna.

Já o pimentão amarelo, com seu sabor mais suave, vai bem com peixes. Por sua vez, o vermelho fica interessante tanto em saladas quanto em molhos. Essas duas variedades ficam ótimas recheadas, então são uma opção para inovar na cozinha.

Mais notícias como essa

Saúde

Confira quais alimentos podem elevar a imunidade e aprenda fazer um xarope natural para aumentar a proteção do seu organismo

Saúde

Muitas mães têm optado por extrair e armazenar o leite materno por várias razões; saiba como fazer isso corretamente

Amor e Sexo

Comunicar o relacionamento à empresa e evitar que os assuntos íntimos interfiram no trabalho são cuidados para manter no ambiente profissional

Finanças e Empreendedorismo

Guardar dinheiro na poupança é um hábito saudável que pode proporcionar segurança financeira e ajudar a alcançar objetivos a curto e longo prazo