Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Nada melhor do que tomar uma taça de vinho enquanto come aquele prato que harmoniza direitinho com ele
Nada melhor do que tomar uma taça de vinho enquanto come aquele prato que harmoniza direitinho com ele - Foto: Shutterstock

Receitas

8 pratos improváveis que harmonizam com vinho, segundo especialista

Que tal fugir dos clássicos queijos na hora de degustar um bom vinho? Especialista indica opções de pratos para saborear junto

Para quem é amante de vinhos, a temporada de outono/inverno é uma época maravilhosa! Isso porque, a bebida fica ainda mais convidativa neste período, já que pode ser ingerida em temperatura ambiente e saboreada com diferentes alimentos.

“Existem várias maneiras para degustar um bom vinho. É uma bebida que harmoniza bem com vários alimentos, lugares e ainda faz bem à saúde!”, enfatiza o especialista em vinhos Vítor Aguiar.

No entanto, a bebida pode deixar aquela impressão de “refinada” para algumas pessoas. Afinal, a opção de degustação de queijos e vinhos é uma das formas mais clássicas de consumo. Por isso, o profissional separou uma lista de oito pratos bem conhecidos, que ficam ainda melhores quando associados ao vinho. Confira quais!

Strogonoff

Um dos pratos que combinam bastante com vinho, segundo Vítor, é o strogonoff. “É improvável, mas essa é uma combinação perfeita. O prato, que é supercremoso, tem algumas variações. Mas, para as mais conhecidas, indico um vinho tinto para opções de carne e, no caso da receita feita com frango, invista em um branco com acidez mais elevada, como um Chennin Blanc”, sugere.

Sopa de cebola

“Clássica em alguns restaurantes, a sopa de cebola geralmente é um prato também bem cremoso. Neste caso, gosto de algo mais sutil, como um branco Aligoté. Dois sabores marcantes, mas um não ocupará o espaço do outro”, orienta Vítor.

Moqueca de peixe

Esse prato tradicional, apesar de não ser muito associado ao vinho, pode ficar muito bom com alguns tipos da bebida. “Aqui, o ideal é escolher bebidas mais refrescantes, como um Verdejo ou Vermentino”, diz o especialista.

Saladas

“O vinho branco, como o Sauvignon Blanc, é leve e irá harmonizar perfeitamente com saladas”, comenta Vítor. Porém, ele indica não abusar do vinagre, já que esta bebida não combina muito com vinho.

Feijoada

Esse realmente é bem inusitado! “Acho que esse prato talvez seja o mais inusitado, mas gosto de desafios e, por isso, sugiro um Brut. A feijoada é cheia de sabores, então um bom espumante como esse cairá bem”, explica o especialista em vinhos.

Bobó de camarão

Um clássico pede outro clássico, né? Por isso, para acompanhar esse prato que é bem tradicional na culinária baiana, Vítor escolhe um Chardonnay ou, quem sabe, um Borgonha.

Lasanha à bolonhesa

O especialista diz que, apesar de existirem várias lasanhas diferentes, à bolonhesa é um clássico e combina bastante com vinho. “Associaria ela a Chianti ou um Rosso”, diz.

Pastel

Por fim, o pastel é outra comida que, pode parecer inusitada, mas fica ótima com vinho. “Parece que não, mas o pastel fica bem com vinho, sim, e combina com diversos sabores de recheio. Indico um tinto Merlot”, finaliza o especialista.

Gostou das dicas? Agora veja no vídeo a melhor maneira de conservar os diferentes tipos de vinho em casa:

Imagens: MUV Films

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting