Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja agora dicas importantes para não errar no preparo do molho branco
Veja agora dicas importantes para não errar no preparo do molho branco - Foto: Shutterstock

Receitas

Sem errar! Dicas para fazer o molho branco perfeito

Saiba os segredos para preparar um delicioso molho bechamel e deixe suas receitas ainda mais saborosas

O molho branco é uma ótima pedida para acompanhar massas, mas ele também fica excelente em diversas receitas como acompanhamento de carnes, saladas e gratinados.

Mesmo sendo indispensável na gastronomia, muitas pessoas não sabem como prepará-lo de forma correta, por isso, preparamos algumas dicas para te ensinar a fazer de fato o molho branco — o famoso molho bechamel — daqueles dignos de restaurante. Confira:

Ingredientes para o molho branco

Para preparar o molho branco você vai precisar de leite integral, farinha de trigo, manteira, sal, pimenta e noz-moscada. Além disso, você precisará apenas de uma panela, já que não é preciso usar batedeira ou liquidificador.

Segredo dos franceses

A consistência do molho branco é cremosa, contudo, é necessário encontrar o ponto certo, nem de mais, nem de menos. No Brasil, muita gente costuma utilizar amido de milho para encorpar algumas receitas, mas os franceses usam uma técnica chamada de roux, responsável por deixar o molho mais consistente, cremoso e delicioso.

Mas o que seria essa técnica? Sabe aquela farinha e a manteiga da receita? São elas que formam o roux. Use a mesma proporção de farinha e manteiga e mexa bem em uma panela, em fogo médio, com um batedor ou espátula.

Também é preciso saber a hora exata de adicionar o leite à mistura de farinha e manteiga. Para isso, observe a cor da base do molho, e se ela estiver dourada, soltando levemente um cheiro de biscoitos, adicione o ingrediente e continue sempre mexendo para não empelotar. Fazendo isso quando a mistura estiver cozida, o seu molho não ficará com gosto de farinha no final.

O ponto do molho branco

Um detalhes importante de como fazer o molho branco de forma correta é deixar que mistura fique em fogo baixo, mexendo bem por, pelo menos, 5 minutos. Para ter certeza de que a consistência está correta, pegue uma colher e molhe a molhe parte de trás do utensílio com o molho branco. Em seguida, passe o dedo e se o molho não escorrer, o ponto estará correto. Caso esteja muito líquido, deixe no fogo por mais um tempo.

O tempero

Após achar o ponto correto do molho, é hora de temperá-lo. Coloque sal e pimenta a gosto — é preferível que você escolha pela pimenta-do-reino branca. Por fim, adicione a noz-moscada, que dará o sabor característico do molho bechamel.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Beleza

Procedimento proporciona mais sustentação à mama e à prótese de silicone em mamoplastias e mastopexias; especialista explica

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date