Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Médica Lorena Balestra explica como consumir o alimento sem sentir a famosa sensação de inchaço
Deixar o feijão de molho pode ajudar a evitar desconforto - Foto: Shutterstock

Receitas

Sente desconforto após comer feijão? Isso pode estar acontecendo

Médica Lorena Balestra explica como consumir o alimento sem sentir a famosa sensação de inchaço

Você sente desconforto e sensação de inchaço após comer até mesmo uma quantidade mínima de feijão? Saiba que pode estar preparando a leguminosa de jeito errado e consumindo anti-nutrientes que dificultam a absorção de vitaminas e minerais. 

Um estudo conduzido pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), revelou novas descobertas sobre o processo de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo para o melhor aproveitamento de nutrientes.

De acordo com a pesquisa, é crucial deixar o feijão de molho por um período entre 8 e 12 horas. O estudo demonstrou que, ao deixar o feijão de molho por esse tempo, substâncias como rafinose e estaquiose, que são oligossacarídeos presentes nos grãos, são eliminadas, reduzindo desconfortos e gases após o consumo do alimento.

Segundo a médica Lorena Balestra, essas substâncias, presentes naturalmente no feijão, dificultam a absorção de proteínas e minerais essenciais, como o ferro, pelo organismo. “Além disso, o feijão contém fitatos e taninos, que podem afetar a biodisponibilidade de minerais importantes, como zinco, cálcio e magnésio”, aponta Lorena. 

A especialista explica que os fitatos têm a capacidade de se ligar a esses minerais e formar complexos insolúveis, prejudicando sua absorção. “Por outro lado, os taninos conferem um sabor amargo ao feijão e podem causar desconfortos gástricos”, completa. 

Deixar o feijão de molho é essencial

Para contornar esses efeitos negativos, a médica sugere deixar o feijão de molho. O processo ajuda a manter o valor nutricional dos grãos e melhora a absorção dos nutrientes.

No entanto, para aqueles que ainda enfrentam incômodos mesmo após deixar o alimento de molho, a especialista recomenda verificar a possibilidade de intolerância à rafinose. 

“Em casos recorrentes, é aconselhável o uso de uma enzima específica, como a alfa-galactosidase (Digeliv), que auxilia na digestão desses carboidratos”, acrescenta a médica. Para potencializar a absorção de nutrientes como o ferro, acrescente à refeição um alimento fonte de vitamina C e folhas verdes escuras.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Beleza

Algumas maquiagens podem ficar ruins antes mesmo da data de validade; descubra como saber se a make já está estragada