Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra como fazer fondue delicioso
Descubra como fazer fondue delicioso - Shutterstock

Receitas

Vai um fondue nesse inverno? Aprenda dicas para uma receita perfeita

Seja de queijo, de carne ou de chocolate, veja dicas de como fazer um fondue bem gostoso e perfeito para os dias de frio

No inverno, é muito gostoso chamar os amigos ou familiares para atividades aconchegantes dentro de casa, como jogar jogos de tabuleiro, assistir a um filme ou comer um fondue bem quentinho! Essa última opção é uma das preferidas nos meses de frio e agrada o paladar da maioria das pessoas.

Mas como fazer um fondue que não apenas esquente o corpo, mas seja ainda mais delicioso, arrancando elogios de todos? Dá para dar certas inovadas nessa receita, seja ela doce, no caso do fondue de chocolate, ou salgada, como os de queijo e carne.

A seguir, veja dicas de como fazer um fondue perfeito:

Use os utensílios corretos

O fondue é uma receita que exige certos utensílios específicos que você precisa ter para ele ficar bom. O primeiro é uma panela de fondue, também chamada de réchaud. Esse item deve ser de cerâmica ou, se o fondue for de carne, de inox ou alumínio. Dá para fazer na panela normal também, porém vai ser mais difícil mantê-la aquecida, o que pode atrapalhar a experiência.

Não se esqueça de não fazer os fondues salgados e doces na mesma panela, para não correr o risco de misturar os sabores. Além disso, há os garfos específicos de mergulhar no fondue e potinhos que podem ser utilizados para colocar molhos e acompanhamentos.

Escolha bem os acompanhamentos

É legal ter uma certa diversidade de acompanhamentos para serem mergulhados no fondue. Até porque, assim, cada pessoa consegue escolher aqueles que gosta mais. No caso da receita de queijo, algumas boas opções são:

  • Legumes, como brócolis, cenoura e batata
  • Linguiça calabresa
  • Cubos de carne
  • Pães variados
  • Pão de queijo

Já para o de chocolate, dá para usar:

  • Frutas, como uva, morango, maçã, banana e kiwi
  • Biscoitos
  • Waffles
  • Marshmallow
  • Mini churros

Use cortes macios para o de carne

No caso do fondue de carne, é preciso ter cortes bem macios. Por isso mesmo, os mais usados são o filé mignon e a alcatra. É legal também incluir peixe ou frango, principalmente caso alguém no grupo não seja tão fã de carne de boi assim.

Inclua álcool no de queijo

Em algumas receitas de fondue, há a inclusão de alguma bebida alcoólica – e não é por acaso. O álcool consegue dificultar que as proteínas do queijo coagulem e deixem a receita borrachuda.

Acerte nas quantidades

Fazer fondue de menos para todos e acabar deixando seus amigos ou familiares com fome não é legal. Entretanto, desperdiçar alimentos também não é, então é preciso conseguir acertar a quantidade.

O ideal costuma ser cerca de 300g de acompanhamentos para mergulhar e fondue o suficiente para esses itens.

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting