Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cuidado com o exagero de certos alimentos nas festas de fim de ano
Cuidado com o exagero de certos alimentos nas festas de fim de ano - Shutterstock

Saúde

5 alimentos das festas de fim de ano que prejudicam a saúde

Saiba quais opções comer sem exageros nas festas de fim de ano e como substituí-las por refeições mais saudáveis

O Natal e as festas de fim de ano são sempre aquele momento em que a dieta fica um pouco de lado para se deliciar com algumas guloseimas. Afinal, são tantos pratos suculentos e saborosos que é difícil resistir!

Para a nutricionista Angelica Grecco, não há problema em aproveitar as receitas especiais das festas de fim de ano, desde que seja feito com moderação. Em exagero, alguns dos pratos podem ser prejudiciais, especialmente para a saúde digestiva.

A especialista listou os cinco tipos de alimentos e bebidas típicos das celebrações que exigem atenção nesse sentido:

  • Bebidas alcoólicas: o champanhe é um clássico das celebrações de fim de ano, mas bebidas alcoólicas podem causar irritação na mucosa do estômago, levando ao refluxo e à azia
  • Alimentos ricos em gordura: possuem difícil digestibilidade, podendo causar desconforto devido excesso de secreção de suco gástrico para a digestão. Certas partes do porco e a famosa rabanada entram nessa categoria.  
  • Alimentos condimentados e apimentados: também muito comuns, eles são grandes causadores de irritação no estômago e esôfago
  • Doces e sobremesas ricas em açúcar: aumentam a secreção de suco gástrico para a digestão e, com isso, trazem desconforto abdominal e gases. Ou seja, é melhor maneirar no chocotone e no pavê.
  • Alimentos ricos em sódio: no geral, contribuem para a retenção de água e inchaço e são prejudiciais aos hipertensos

Substituições saudáveis

Para cada alimentos da lista, Angelica explica que há substituições para diminuir o impacto sem prejudicar o paladar. Essas trocas são ainda mais importantes se você for à várias festas em um curto espaço de tempo.

A fim de não abusar das bebidas alcoólicas nas festas, você pode optar por sucos, chás ou água de coco em algumas das ocasiões. E, em vez da pimenta em exagero, que tal apostar em temperos como ervas frescas, cebola e alho?

Outra orientação da nutricionista é tentar maneirar nos alimentos gordurosos e nos embutidos, misturando-os com ingredientes mais leves e saudáveis, como legumes e verduras. Sobremesas com menos açúcar, como frutas, gelatinas e compotas, também são muito bem-vindas.  

Não só essa troca de ingredientes pode ajudar a ter festas de fim de ano mais saudáveis, mas também a sua forma de preparo. “Preparos mais saudáveis incluem grelhar ou assar em vez de fritar (fazendo caponatas, saladas), usar temperos naturais e se possível optar por versões integrais de grãos e massas. Isso pode tornar as suas refeições mais equilibradas”, explica Angelica.  

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais