Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira 5 alimentos que fazem bem para o coração
Confira 5 alimentos que fazem bem para o coração - Shutterstock

Saúde

5 alimentos que vão te ajudar a fortalecer a saúde do coração

Nutrólogo revela alimentos que devem entrar para a dieta de quem quer melhorar a função cardíaca e evitar possíveis doenças no coração

Tomar atitudes que nos ajudem a ter um coração mais saudável, como ter boas noites de sono, praticar atividades físicas regulares e manter uma alimentação balanceada, é muito importante. Afinal, esse é um órgão extremamente importante para o funcionamento do nosso organismo, não é mesmo?

Mas quais alimentos devem ser incluídos nessa “alimentação balanceada” para melhorar a saúde do coração? A seguir, o médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo, membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), indica cinco ingredientes fundamentais nesse sentido. Confira!

Vegetais

Os vegetais, especialmente aqueles com cores bem vivas, costumam ter altos níveis de compostos protetores. Assim, alimentos como espinafre, couves e brócolis são ótimos para o coração e protegem as células dos efeitos nocivos do excesso de radicais livres. Já as cebolas são uma fonte rica de polifenóis anti-inflamatórios, então também são indicadas.

Frutas

As frutas silvestres, como morangos, mirtilos e framboesas, são ricas em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. E o melhor é que você pode variar na forma de ingerir esses alimentos puros, em saladas, sobremesas e outras receitas, para não cansar desses ingredientes tão bons para o coração.

Oleaginosas e sementes

“As oleaginosas são potências nutricionais. Ou seja, elas fornecem proteínas, fibras, antioxidantes e gorduras insaturadas que ajudam a reduzir o colesterol e a proteger o coração.” ressalta o Dr. Araujo. Além disso, certas variedades de nozes, castanhas e sementes também são ricas em ácido alfa-linolênico, um tipo de ácido graxo ômega-3 com propriedades anti-inflamatórias. Por isso, esses alimentos podem ajudar a ter marcadores reduzidos de inflamação e a um menor risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Peixes gordurosos

Peixes gordurosos como salmão, sardinha, anchova e cavala, têm uma boa dose de ácidos graxos ômega-3. Assim, eles ajudam a combater a inflamação e são muito benéficos para a saúde cardíaca.

Óleos saudáveis

Os óleos também têm ácidos graxos insaturados em abundância, mas é preciso escolher os tipos certos. Os óleos mais recomendados são: azeite de oliva, óleo de nozes, óleo de linhaça e óleo de canola. Afinal, essas variedades são algumas das que mais ajudam a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas. Os ingredientes podem ser usados em diversas receitas ou simplesmente colocados por cima das saladas.

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce