Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cuide dos seus dentes com essas dicas de dentistas
Cuide dos seus dentes com essas dicas de dentistas - Shutterstock

Saúde

5 dicas para cuidar dos dentes e conquistar um sorriso lindo

Dentistas separaram dicas de ouro para uma higiene bucal impecável; mantenha seus dentes sempre saudáveis e brilhantes

Uma das primeiras coisas que se nota no rosto de uma pessoa é o sorriso. Por isso, tantas pessoas buscam ter os dentes branquinhos, alinhados e harmônicos. Mas as vantagens de uma boa higiene bucal não param por aí, já que o ato promove também mais saúde e bem-estar e evita dores futuras.

Quem não dá muita atenção ao sorriso pode até acabar sofrendo com problemas mais graves. É o caso das cáries que, se não tratadas, podem acabar gerando a inflamação da gengiva até a raiz, causando até a perda de dentes.

A seguir, profissionais da área dão seis dicas para começar a cuidar mais dos seus dentes e transformar seu belo sorriso na sua marca registrada:

Mantenha a higiene em dia

Uma boa higiene bucal é sinônimo de dentes mais saudáveis. Fernanda Oliani, que é dentista especialista em reabilitação oral, explica como chegar lá:

“A escovação dos dentes, da língua e o uso do fio dental e do enxaguante precisam ser cuidados diários, sempre após as refeições. É recomendável fazer higienização ao menos três vezes ao dia, principalmente antes de dormir, pois durante o sono o fluxo de saliva costuma diminuir. Nesse momento, a boca tende a se tornar um ambiente favorável para a ação de bactérias causadoras de cáries e doenças que prejudicam a saúde bucal”, diz a consultora técnica da Oral Sin.

Esses hábitos simples previnem vários problemas, como a inflamação gengival e o desenvolvimento de doenças ocasionadas pelo acúmulo de placa bacteriana.

Não fuja do aparelho dental

Crianças podem usar o aparelho dental desde os seis anos de idade. Mesmo assim, muitas sofrem com os dentes desalinhados por mais 15, 20 ou até 30 anos, principalmente por medo de sentir dor com ele. Porém, essa espera pode causar ainda mais desconforto, tanto físico quanto emocional.  

“O uso do aparelho melhora o posicionamento dental, que proporciona uma melhor mastigação dos alimentos, o que leva a uma melhora na digestão, prevenindo problemas no estômago”, comenta Claudia Consalter, dentista e diretora executiva da OrthoDontic.

Segundo ela, é possível também ter uma melhora na autoestima e autoconfiança, já que a pessoa se sente mais confiante para sorrir sem vergonha ou medo.

Faça exames periódicos

De acordo com a implantodontista Adriele Stein, visitas periódicas ao dentista e exames frequentes são essenciais para manter uma boa saúde bucal.

“Nosso bem mais precioso é o sorriso. Por isso, é preciso realizar no mínimo uma vez ao ano exames radiográficos para avaliar as estruturas bucais, tais como dentes e tecido ósseo. Além disso, é importante usar a escova e o creme dental recomendados pelo seu dentista para evitar abrasões e ter uma condição gengival agradável e saudável”, alerta a franqueada da Oral Sin.

Perca o medo de dentista

Vencer essa barreira é um passo necessário para deixar a saúde bucal em dia.  “Ao adiar uma consulta de rotina, você pode fazer com que problemas simples se agravem, levando até mesmo à perda dos dentes. É preciso sempre levar em consideração que a prevenção é a melhor forma de evitar tratamentos agressivos e complexos”, alerta o cirurgião-dentista Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany.

Para se acalmar antes da consulta, você pode pensar em técnicas que possam te ajudar na hora tão temida. Ouvir uma música ou controlar a respiração enquanto estiver na sala de espera são alguns dos métodos bem eficientes.

Atente-se aos sinais

Aline Marçal, que é mestre e especialista em ortodontia, alerta que quem quer manter os dentes saudáveis tem que conhecer os sinais de alerta e cuidar deles o quanto antes para evitar problemas maiores. São os principais:

  • Sangramentos na gengiva
  • Gosto ruim na boca
  • Dor nos dentes
  • Sensibilidade acentuada
  • Mobilidade
  • Manchas nos dentes.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Saúde

Ginecologista explica as causas da enxaqueca menstrual e como amenizar o incômodo provocado pela condição

Estilo de Vida

As simpatias com milho podem ajudar em diversas áreas da vida, como na profissional, na amorosa e até na estética