Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O efeito sanfona é, muitas vezes, o maior inimigo do emagrecimento saudável
O efeito sanfona é, muitas vezes, o maior inimigo do emagrecimento saudável - Shutterstock

Saúde

Adeus efeito sanfona! 5 hábitos simples para evitar a recaída

O problema de emagrecer rápido usando as dietas famosinhas por aí é que o peso pode voltar logo depois; saiba como evitar o “efeito sanfona”

Muitas dietas prometem fórmulas para um emagrecimento rápido e, às vezes, isso pode até ser cumprido. Porém, muitas vezes, o difícil é manter isso, já que, se você não continuar a atenção aos hábitos diários, pode acabar ganhando todo o peso de novo e ficando preso no conhecido “efeito sanfona”.

Marcado pelo vaivém cíclico de perda e ganho de peso, esse efeito acontece principalmente quando a pessoa se submete a dietas muito restritivas ou tem uma rotina desalinhada com os seus objetivos. E isso é um problema bastante comum, viu?

Assim, para te ajudar a deixar o efeito sanfona de lado, trazemos a seguir cinco dicas de hábitos muito úteis nesse sentido elencados pelo Dr. Gabriel Almeida, médico e coordenador e professor da Pós-graduação de Ciências da Obesidade e Sarcopenia.

Confira:

Jamais faça dietas da moda

Várias vezes, as dietas da moda que aparecem nas redes sociais podem, além de gerar o efeito sanfona, ainda ser prejudiciais à saúde. Elas são indicadas apenas se houver a orientação médica e elas forem feitas de acordo com as reais necessidades de seu corpo, realmente promovendo mudanças necessárias no seu modo de vida.

Aprenda a consumir alimentos saudáveis

É fundamental que, no processo de emagrecimento, você passe por uma reeducação alimentar. Isso significa aprender a comer os alimentos certos, com mais cuidado na preparação e quantidades.

A alimentação saudável contém uma proporção equilibrada de carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais. Essa combinação de macro e micronutrientes atende todas as necessidades do organismo: proporcionar energia, facilitar o trânsito intestinal, construir células, evitar doenças e regular os hormônios, por exemplo.

Faça as substituições corretas

Muitas vezes, ao tentar substituir um alimento, acaba-se trocando-o por outro do mesmo nível, e isso não adianta de nada, né? Trocar a pizza pelo lanche e vice-versa é um dos motivos das recaídas que levam ao efeito sanfona.

É muito importante buscar alternativas para substituir alimentos não saudáveis por saudáveis. Por exemplo, você pode trocar o refrigerante por águas saborizadas naturalmente ou chás, o salgadinho industrializado por chips assados de vegetais, a fritura por pratos preparados no forno ou essas fritadeiras que “fritam” com ar, e assim por diante.

Exercite-se

Seu corpo não foi feito para ficar sem se movimentar. O exercício físico é um aliado não só para perder peso e evitar o efeito sanfona, mas também para evitar doenças. Ou seja, são vários benefícios em um só hábito saudável, viu?

Água, comida na hora certa e vitamina D

Tome muita, muita água – muita mesmo. Ela contribui para evitar o efeito sanfona e controlar a sensação de fome, atuando nos processos de regulação do organismo, promovendo uma limpeza interior, melhorando a aparência da pele e facilitando o funcionamento do intestino.

É importante também se alimentar nos horários adequados e monitorar os níveis de vitamina D. Com essas dicas, você vai conseguir emagrecer com saúde e dar adeus ao efeito sanfona!

Mais notícias como essa

Saúde

Tratamentos estéticos para tratar manchas e pintas escuras podem acelerar quadro de câncer de pele

Estilo de Vida

Existem várias dicas que você pode seguir para lidar com o seu karma e equilibrá-lo; descubra quais são elas

Receitas

Apesar de a batata ser vista injustamente como um “alimento que engorda”, ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa