Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A água oxigenada só pode ser utilizada com recomendação profissional
A água oxigenada só pode ser utilizada com recomendação profissional - Foto: Shutterstock

Saúde

Água oxigenada para clarear dentes? Dentista alerta sobre prática

Dica popular nas redes sociais pode trazer riscos sérios para a sua saúde bucal; entenda melhor

As redes sociais possuem o poder de viralizar dicas úteis, que podem ajudar e muito a rotina e o dia a dia. No entanto, nem tudo que circula por lá pode ser levado adiante, principalmente quando há chances de afetar seriamente sua saúde.

Recentemente, um vídeo que mostrava a aplicação de água oxigenada como um potencial clareador de dentes ganhou popularidade. Mas será que essa dica funciona? Para entender melhor e saber se dá certo ou não, fomos conversar com a Dra. Kátia Blume, que é cirurgiã-dentista e especialista em odontologia estética.

Água oxigenada nos dentes: funciona ou não?

Em primeiro lugar, adiantamos que não: a aplicação de água oxigenada não funciona como um clareador. A especialista explica ainda que essa ideia pode ter surgido por conta do peróxido de hidrogênio, ingrediente que está em algumas misturas clareadoras. “Esse produto sozinho não tem esse poder!”, adverte Kátia.

Apesar disso, o uso da água oxigenada pode ser benéfico em casos. “Pode controlar inflamações na gengiva, por ser um desinfetante; ajudar no controle de inflamações; auxiliar também no mau hálito, podendo eliminar a saburra lingual. Porém não pode ser utilizado por conta própria, é necessário ter uma orientação de um profissional”, esclarece a cirurgiã-dentista.

Não se arrisque com dicas caseiras

Além de não trazer o efeito desejado — que é clarear os dentes —, o uso de água oxigenada é arriscado. “Pode causar danos sérios, o produto aumenta o pH da boca e isso faz com a saliva fique ácida. Resultando então feridas e sensibilidade dentária”, explica a especialista. Portanto, caso o seu desejo seja dentes mais brancos, o ideal é procurar por auxílio profissional especializado, tudo bem?

Nesse sentido, caso você queira adotar práticas que auxiliem a não manchar mais os dentes, Dra. Kátia comenta que é possível por meio de dicas, como:

  • usar escova com cerdas macias;
  • aplicar o creme dental em quantidade pequena;
  • escovar os dentes sempre após ingerir alimentos com corantes;
  • fazer um bochecho com água após ingerir café e vinho tinto.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Finanças e Empreendedorismo

Ensinar educação financeira para crianças é um passo fundamental para prepará-las para a vida adulta

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Saúde

De acordo com estudos recentes, apenas 4% a 9% das mulheres negras recebem diagnóstico de endometriose